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Medição e avaliação do ruído ambiente - Estudo dos fatores que condicionam a determinação dos níveis de pressão sonora Setembro de

Autor(es): Silva, Marcelo André Almeida

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.19/1510

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu

Assunto(s): Ruído Ambiente; Altura de medição; Tempo de medição


Descrição

Mestrado em Tecnologias Ambientais. Orientador: Professor Doutor Paulo Gabriel Fernandes de Pinho

O presente relatório realizou-se no âmbito do estágio curricular inserido no curso de Mestrado em Tecnologias Ambientais da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, realizado no período entre 21 de Novembro de 2011 e 31 de Maio de 2012 na empresa Monitar, Lda, sediada em Viseu, vocacionada para a prestação de serviços multidisciplinares na área de Engenharia do Ambiente e detentora de um laboratório acreditado para medição de ruído ambiente. O principal objetivo do estágio foi aprofundar os conhecimentos teórico-práticos adquiridos no curso de Mestrado, mais particularmente, na área da medição e avaliação do ruído ambiente. Assim, o estágio incidiu sobretudo na realização de medições de ruído ambiente com vista ao estudo dos fatores que condicionam a determinação dos níveis de pressão sonora aquando da medição e avaliação do ruído ambiente. Foi avaliada a representatividade da técnica de amostragem, em confronto com a realização de medições de longa duração, em situações em que o tráfego rodoviário é a fonte de ruído predominante. Para tal, realizaram-se medições de ruído emitido pelo tráfego rodoviário a circular numa rodovia com elevado tráfego e perfil de autoestrada, numa rodovia rural e numa rodovia urbana de uma cidade. Foi também analisada a influência da altura de medição através da realização de medições, por técnica de amostragem, a 4,0 m e a 1,5 m de altura, em simultâneo, em 20 locais e a várias distâncias da fonte sonora, correspondendo a um total de 93 amostras. Os resultados obtidos contribuíram para identificar os horários em que a técnica de amostragem, por recolha de amostras no período de referência, comparativamente com a técnica de amostragem por medição em contínuo nos períodos de referência é representativa para a fonte tráfego rodoviário. Nos períodos diurno e entardecer a diferença do indicador de ruído obtido pelas duas técnicas foi inferior a 3 dB(A) para todas as rodovias. Já no período noturno, a diferença máxima obtida pelas duas técnicas foi de: 5 dB(A) para a rodovia de elevado tráfego; 13 dB(A) para a rodovia rural e 7 dB(A) para a rodovia urbana. Verifica-se assim, a necessidade de selecionar corretamente o horário de amostragem, sobretudo, no período de referência noturno. Verificou-se ainda que a extrapolação das medições de ruído efetuadas a uma dada altura para outra, podem dar origem a resultados significativamente diferentes dos observados no campo. Em média, os valores medidos a 4,0 m de altura foram superiores aos medidos a 1,5 m em 2,5 dB(A) no período diurno, 1,8 dB(A) no período do entardecer e 1,5 dB(A) no período noturno.ABSTRACT: The present report was carried out as part of practical curricular inserted in the Masters course in Environmental Technology of the Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, conducted between November 21, 2011 and May 31, 2012 at the company Monitar Ltd, based in Viseu, dedicated to the provision of multidisciplinary services in the field of Environmental Engineering and holder of an accredited laboratory for measurement of environmental noise. The main purpose of the stage was to further the theoretical and practical knowledge acquired in the Master course, more specifically, on the field of measurement and assessment of environmental noise. So, the stage has focused on making environmental noise measurements in order to study the factors that influence the determination of the sound pressure levels at the time of measurement and assessment of environmental noise. It was evaluated the representation of the sampling technique, in comparison with the realization of long term measurements in situations where road traffic is the predominant noise source. To this end, measurements were made on a high-traffic road with highway profile, on a rural road and on a urban road in a city. It was also analyzed the influence of the different measurement heights by performing measurements per sampling technique at 4.0 m and 1.5 m of height, simultaneously, at 20 locations and several distances from the sound source, corresponding to a total of 93 samples. The obtained results contributed to identify the times at which the sampling technique, by collecting samples at the reference period in comparison with the sampling technique for continuous measurement in reference periods is representative of the road traffic sound source. For daytime and evening periods the differential noise indicator obtained by the two techniques was less than 3 dB(A) for all types of roads. For nighttime the maximum difference obtained by the two techniques was: 5 dB(A) in the high-traffic road; 13 dB(A) in the rural road and 7 dB(A) in the urban road. It is verified thus the necessity of properly select the time of sampling, especially at night period. It was also found that extrapolation of noise measurements made at a given height to another, can lead to significantly different results from those observed in the field. On average, the values measured at 4.0 m height were higher than those measured at 1.5 m in 2.5 dB(A) during daytime, 1.8 dB(A) during the evening and 1.5 dB(A) at night.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Pinho, Paulo Gabriel Fernandes de
Contribuidor(es) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
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