Autor(es):
Silva, Ana Bastos ; Vasconcelos, Luís ; Santos, Sílvia
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.19/1686
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
Assunto(s): Turborotunda; Rotundas; Segurança Rodoviária
Descrição
O conceito de turborotunda surgiu recentemente, na Holanda, como solução alternativa à rotunda normal com múltiplas vias, com o objetivo de resolver os problemas de segurança relacionados com entrecruzamentos no anel de circulação. Embora sejam poucos os estudos científicos que abordam esta matéria, a experiência estrangeira mostra que esta solução assegura elevados níveis de desempenho geral. Nesse contexto, o presente artigo apresenta o conceito de turborotunda e as suas potencialidades comparativamente à rotunda normal, quer em termos de segurança quer de capacidade. Complementarmente, são apresentadas algumas regras básicas de apoio ao seu dimensionamento geométrico e à estimação de capacidades.