Autor(es):
Nascimento, João Pedro Rodrigues ; Leitão, Madalena, orient. ; Mendonça, Jorge Fraga de, orient.
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.19/1702
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
Assunto(s): Arte; Ensino; Aprendizagem
Descrição
Com a realização deste trabalho pretendemos objetivar o contributo das práticas artístico-pedagógicas itinerantes no contexto educativo. Consideramos este projeto em animação artística como uma ferramenta teórico-prática que pretende reforçar a posição da arte e da cultura na sociedade escolar, como um meio de transformação social e gerador de atos criativos nas crianças, através do teatro na escola. Para o desenvolvimento e apresentação deste projeto, selecionámos o agrupamento de escolas de Tondela. Sugerimos, ainda, uma análise compreensiva, assente numa metodologia de investigação-ação, sustentada pelo cruzamento de dados teóricos e informações obtidas junto de “pessoas chave”. O projeto de criação artística, “O Zoo do Joaquim”, alia o teatro de objetos com a reutilização/reciclagem de materiais, numa atividade de educação artística e/ou pela arte.
This essay aims to objectify the contribution of the artistic and pedagogic itinerant practices in the educational context. We considered this project about artistic animation as a theoretical and practice tool which intends to strengthen the position of art and culture in scholar society, being a way of social transformation and an originator of creativity in children, through theater in school. We selected some schools in Tondela to develop and present this project. We suggested a comprehensive analysis, based on a methodology of investigation and action, supported by the comparison of theoretical data and information obtained from “key people”. The project of artistic creation, “O Zoo do Joaquim” combines the theater of objects with reused/recycled materials, in an activity of artistic education and/or through art.