Detalhes do Documento

Criação de espaços e contextos artísticos para a promoção da leitura a procissão dos livros

Autor(es): Almeida, Lina Duarte Frade

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.19/2358

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu

Assunto(s): Animação artística; Instalação; Livro; Ritual; Performance; Artistic animation; Installation; Book; Performance


Descrição

Este projeto apoia-se nas formalidades do ritual com o objetivo de criar espaços e contextos artísticos, destinados a captar a atenção para a importância da leitura e do livro. Assim, concebemos uma performance artística – Procissão dos Livros – que partiu do parque Aquilino Ribeiro e percorreu as ruas de Viseu, culminando com uma instalação na Biblioteca Municipal de Viseu. Este projeto contou com a participação do Grupo de Teatro Tribal, de crianças da Sala de Ser e do público em geral que quis participar no evento. O projeto seguiu várias etapas consignadas pela metodologia projetual, de Bruno Munari, desde a sua idealização até à sua implementação e avaliação. Depois de definido o problema e de uma cuidada análise dos dados recolhidos, centrámo-nos no processo criativo, selecionando os materiais adequados, construindo um modelo interativo, que foi sendo ajustado no decorrer de todo o processo, permitindo-nos chegar à solução implementada. O projeto desenvolvido apresenta-se à animação artística como um suporte válido e rigoroso para a criação de performances baseadas nos rituais e tradições. A forma como nos apoderámos de um ritual para promover a leitura despertou o interesse de um público diversificado e permitiu, mesmo que inconscientemente, uma forma diferente de contemplar e fruir a arte.

This project is based on the formalities of ritual to create artistic spaces and contexts meant to bring attention to the importance of reading and books. Therefore, within the scope of this project, we conceived an artistic performance – Procissão dos Livros (the Procession of Books) – starting in Aquilino Ribeiro park and went through the streets of Viseu, culminating in an installation at the Municipal Library of Viseu. This project counted on the participation of the Tribal Theatre Group, of children from Sala de Ser, and of the public, in general, that wanted to participate in the event. The project followed various stages of Bruno Munari's Design Methodology, from its idealisation to its implementation and evaluation. After defining our problem and carefully analysing the gathered data, we focused on the creative process, selecting the appropriate materials and building an interactive model, which was subject to adjustments throughout the entire process. This allowed us to arrive at the implemented solution. The developed project is presented to artistic animation as a valid and rigorous support for the creation of performances based on rituals and traditions. The way in which we took over a ritual to promote reading, sparked the interest of a diverse audience and allowed - even if unconsciously - contemplating and enjoying art in a different manner.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Balula, João Paulo Rodrigues; Souto e Melo, Ana Luísa
Contribuidor(es) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.