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O design como veiculador cultural no desenvolvimento de um produto calçado

Autor(es): Morim, Maria da Conceição dos Santos

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1253

Origem: Repositório Científico IPVC

Assunto(s): Tradição vs moda; Cultura local vs cultura material; Artesanato vs indústria; Tradition vs fashion; Local culture vs material culture; Artisanship vs industry


Descrição

Esta investigação nasce da necessidade de relacionar a cultura material do Minho com o calçado enquanto cultura semi-industrial enraizada na cultura portuguesa. Neste estudo pretende-se proporcionar a criação um produto mestiço entre estas duas atividades produtivas e culturais. Hoje, o design caminha, cada vez mais, a par com o artesanato, na medida que possui desafios em comum. Através do artesanato, pretende-se conceber um novo produto que seja atual e real, utilizando para isso a reflexão projetual do design. Embora estejamos num período de crise, o comércio do luxo está em franco crescimento, demonstrando a grande capacidade para valorizar quer o trabalho feito à mão, quer a minuciosidade com que estes produtos são obtidos. Este detalhe só poderá ser alcançado através da produção artesanal, cruzando-a e enaltecendo-a, por diferenciação, com a produção industrial. A primeira parte analisa a chinela vianense como elemento representativo da cultura material do Minho. A segunda parte analisa o calçado como cultura semi-industrial portuguesa. O capítulo de aplicação desta investigação desenvolve um projeto experimental de sistema de produto, denominado Maria’s. Com este projeto pretende-se demonstrar que o design tem a competência para transmitir valores qualitativos, promovendo o cruzamento entre dois âmbitos produtivos distintos. Por meio do design espera-se concretizar uma ligação entre uma cultura produtiva artesanal da chinela vianense e a produção industrial do sector do sapato que caracteriza o norte do país. Com esta investigação pretende-se validar o relacionamento entre o design e o artesanato como um percurso contíguo e fundamental na criação de um produto diferenciado e nas mais valias a ele associadas.

This research stems from the need to relate the material culture of Minho with footwear while semi-industrial culture rooted in Portuguese culture. This study is intended to provide a product creation mestizo between these two cultural and productive activities. Today, the design goes, increasingly, along with crafts, as that has common challenges. Through crafts, aims to design a new product that is current and real, using for this reflection projetual design. Although we are in a period of crisis, the luxury trade is booming, showing great ability to appreciate the work done either by hand, or the thoroughness with which these products are obtained. This detail can only be achieved through the production craft, crossing it and praising it, by differentiation, with industrial production. The first part analyzes the Viennese slipper as representative elements of the material culture of Minho. The second part analyzes the footwear culture as semi-industrial Portuguese. The practice part of this research project develops an experimental system product, name’s Maria’s. With this project we intend to demonstrate that design has the power to communicate qualitative values, promoting the relationship between two distinct areas. Through the design, it is expected to achieve a link between the productive culture of slipper Viennese artisan and the industrial production sector that characterize the north of the country. With this research we intend to validate the relationship between design and craft as a contiguous route and fundamental in creating a differentiated product and the gains associated with it.

Mestrado em Design Integrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Soares, Liliana; Aparo, Ermanno
Contribuidor(es) Morim, Maria da Conceição dos Santos
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