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O papel do design na comunicação de produtos

Autor(es): Barreiros, Helder Duarte Pereira

Data: 2015

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1280

Origem: Repositório Científico IPVC

Assunto(s): Design process vs metodologia; Comunicacional; Imagem vs serviço; Valores da marca vs produto; Storytelling; Experiências vs identidade; Design process vs communicational methodology; Image vs service; Brand value vs product; Experience vs identity


Descrição

A presente investigação parte da necessidade de encontrar novas estratégias comunicacionais através do design e da imagem para o consumidor do século XXI. Neste estudo pretende estabelecer-se uma metodologia através da qual seja possível, partindo de uma análise dos valores da empresa e dos seus produtos, veiculá-los para o potencial consumidor. Hoje, a imagem assume-se cada vez mais como um fator de extrema importância para as marcas e para os consumidores. Neste sentido, pretende-se estabelecer um meio de comunicação através desta que veicule a informação de forma eficiente e estratégica de um para o outro. Pretende-se que, através da fotografia realizada utilizando a reflexão projetual do design se possa criar emoção no potencial consumidor de forma que esta possa levar à aquisição do produto. Assim, numa primeira fase a presente investigação debruça-se sobre uma análise de dois exemplos de trabalhos comunicacionais que têm uma abordagem próxima daquela que se pretende ilustrar. Numa segunda fase avança-se para a aplicação da metodologia encontrada, iniciando-se com uma fase de estudo detalhada de uma empresa ainda em estado embrionário (Quansary), passando-se para a análise do produto que se pretende comercializar (Maria’s shoes) e por fim para a estratégia comunicacional desenvolvida. Com a presente investigação pretende-se validar o relacionamento entre o design process e a fotografia, no sentido de encontrar uma metodologia comunicacional que possa satisfazer as necessidades das empresas e dos consumidores atuais.

This investigation comes from the need to find new communication strategies through design and image to reach the XXI century consumer. This study aims to establish a methodology by which it is possible, starting from an analysis of the individual values of the company and its products, to convey them to the potential consumers. Today, the image becomes a factor of great importance for brands and consumers. In this sense, we intend to establish a communication medium through which this information is efficiently and strategically passed from one to the other. It is intended that, through photography performed using the projetual reflection of design, emotion can be created in the potential consumer so that it can lead to purchase. Thus, the present research starts by focusing on an analysis of two examples of communication which follow a similar approach to the one this work intends to illustrate. In a second phase we advance to the application of the methodology found, starting with a phase of detailed study of a company still at the embryonic stage (Quansary), moving to the analysis of the product intended to be traded (Maria's shoes) and finally to the communicational strategy developed. This research aims to validate the relationship between design process and photography in order to find a communicational methodology that can meet the needs of businesses and current consumers.

Mestrado em Design Integrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Aparo, Ermanno
Contribuidor(es) Barreiros, Helder Duarte Pereira
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