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Autonomia, gestão das escolas e liderança do sistema: uma avaliação inicial na perspectiva do school improvement

Autor(es): Michão, Florinda Maria de Castro

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1482

Origem: Repositório Científico IPVC

Assunto(s): Inovação educacional; Autonomia; Gestão da escola; School improvement; Educational change; Autonomy; School management; School improvement


Descrição

A educação tem como função primordial promover o progresso social, económico, cultural da sociedade e a sua transformação em tempos de mudanças essenciais a nível global. A mudança educacional tornou-se um tema central no sistema educativo, fundamental para o desenvolvimento das escolas. Neste contexto, o School Improvement constitui uma abordagem teórica e metodológica que tem por principal objectivo fortalecer a capacidade da escola para a mudança, no sentido de garantir a qualidade da educação para todos (Hopkins, 2001, 2005, 2008). O presente trabalho pretende proceder à avaliação das condições internas da Escola para a mudança, considerando a perspectiva dos órgãos de gestão e administração, pessoal docente e pessoal não docente. Em termos metodológicos participaram neste estudo 17 elementos dos órgãos de gestão e administração, 40 elementos do pessoal docente e 18 do pessoal não docente de um Agrupamento de Escolas do distrito de Viana do Castelo. Esta investigação tem um carácter quantitativo, tendo a recolha de dados sido realizada através de um dos instrumentos do Programa IQEA (Improving the Quality of Education for All; Hopkins, 2002) - Escala Sobre as Condições da Escola para a Mudança. Nas estratégias de análise de dados recorreu-se ao Software SPSS (versão 17.0), para proceder a análises estatísticas, comummente utilizadas neste domínio de investigação. Relativamente aos resultados, verificou-se que neste Agrupamento de escolas o primeiro grupo - Cargos de decisão - aponta como (a) ponto forte a Coordenação e como (b) ponto fraco a Investigação/Reflexão. Por seu turno, o segundo grupo - pessoal docente - aponta como (a) ponto forte a Coordenação e como (b) ponto fraco o Envolvimento. O terceiro grupo, constituído pelo pessoal não docente aponta como (a) ponto forte a Coordenação, assim como o Desenvolvimento Profissional; e como (b) ponto fraco a Investigação/Reflexão. Considerando as diferentes perspectivas, em termos genéricos, verifica-se que os três grupos partilham da mesma posição relativamente aos pontos fortes do Agrupamento, mas o mesmo não acontece relativamente aos pontos fracos. Assim, em termos das implicações práticas, e com vista à adopção de um potencial plano de melhoria no Agrupamento, recomenda-se um debate interno alargado dos resultados obtidos, no sentido de clarificar a diversidade de posições aqui encontradas e estabelecer as prioridades para o plano de melhoria.

The main function of education is to promote the social, economic, and cultural progress, as well as transformation of essential changes at a global level. The educational change became a main subject in the educative system, and essential for the development of schools. In this context, School Improvement constitutes a theoretical and methodological approach that aims primarily at strengthening the capacity of the school to shift towards the quality of education for all (Hopkins, 2001, 2005, 2008). This study intends to evaluate the internal conditions of the school to change, considering the perspective of the management and administration, teaching staff and non-teaching staff. Methodologically, 17 members of the management and administration, 40 members of teaching staff and 18 non-teaching staff of a group of Schools in the district of Viana do Castelo participated in this study. This research has a quantitative nature, and the data collection was performed by one of the instruments IQEA Program (Improving the Quality of Education for All; Hopkins, 2002), designated School Conditions for Change Scale. It was used the SPSS software (version 17.0) to undertake statistical analysis commonly used in this kind of research. Regarding the results, it was found that the decision-making group points as strength of the school Coordination, and as weakness Research / Reflection. In turn, the teaching staff points as strength Coordination, and as weakness Involvement. The non-teaching staff points as strengths Coordination and Professional Development, and as weakness Research/Reflection. Considering the different perspectives of the participants, it appears that they share the same positive aspects, but not the negative ones. Given these results, and intending to adopt a school improvement plan, we recommend a comprehensive discussion of results to clarify the diversity of positions found here.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
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