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Organização e tratamento de dados no 5º ano de escolaridade: do ensino à aprendizagem

Autor(es): Rodrigues, Luísa Ribeiro

Data: 2015

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1578

Origem: Repositório Científico IPVC

Assunto(s): Matemática; Organização e tratamento de dados; Estatística; Raciocínio estatístico; Dificuldades; Mathematics; Organization and data analysis; Statistics; Statistical reasoning; Difficulties


Descrição

O presente relatório enquadra-se no trabalho realizado durante a Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), desenvolvida num contexto do 2º Ciclo do Ensino Básico, no qual foram lecionadas diferentes áreas curriculares: Português, História e Geografia de Portugal, Ciências Naturais e Matemática, e que para além de uma reflexão sobre a PES apresenta um estudo desenvolvido no seu âmbito. Durante o período de intervenção em contexto educativo foi desenvolvido um estudo, com alunos do 5º ano de escolaridade, na área disciplinar de matemática, que tinha como principal objetivo compreender o desempenho dos alunos na realização de tarefas de Organização e Tratamento de Dados (OTD), em particular identificar as suas principais dificuldades. Por forma a orientar o estudo, foram delineadas três questões de investigação: (a) Como se caracteriza o desempenho dos alunos na realização de tarefas de OTD? (b) Quais as maiores dificuldades identificadas e sentidas na resolução de tarefas de OTD? (c) Em que conceitos estatísticos é que os alunos apresentam mais dificuldades? Para o desenvolvimento deste estudo optou-se por uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, com design de estudo de caso. Deste modo, privilegiou-se a recolha de dados através de diferentes instrumentos: observações, questionários, entrevistas, documentos escritos e gravações áudio e vídeo. Após a análise dos dados recolhidos foi possível concluir que o desempenho dos alunos na realização das tarefas é satisfatório, no entanto, há aspetos que podem ser melhorados, particularmente na construção de gráficos e no conceito de média. Na construção de gráficos de barras, os alunos nem sempre cumpriram todas as regras para a sua construção. Em relação às medidas de posição central, as dificuldades centraram-se nas tarefas que envolviam um conhecimento concetual da média, uma vez que estas exigiam mais do que a aplicação direta do algoritmo do cálculo da média.

The present study is part of the work done during Supervised Teaching Practice II, within a context of the 2nd Cycle of Basic Education, in which was lectured different curriculum areas: Portuguese, History and Geography of Portugal, Natural Sciences and Mathematics and that in addition to a reflection on the PES presents a study conducted thereunder. During the intervention period in educational context a study was developed involving students of the 5th grade, in the subject area of mathematics which had as main objective understanding student performance in conducting Organization and Data Analysis (OTD) tasks. In order to guide the study, three guiding questions were outlined: (a) How can we characterize students’ performance in conducting OTD tasks? (b) What are the main difficulties identified and expressed in solving OTD tasks? (c) In which statistical concepts do the students have more difficulties? For the development of this study, a qualitative research methodology was adopted through a case study design. Thus, data collection was privileged through different instruments: observations, questionnaires, interviews, documents and audio and video recordings. After analyzing the collected data, it was possible to conclude that the students’ performance in the tasks is satisfactory, however, there are aspects that can be improved, in particular the construction of graphs and the concept of average. In bar charts, the students did not always comply with all the rules for its construction. Regarding the central position measurements, difficulties focused on the tasks which involved a conceptual knowledge of the average, since these require more than the direct application of the average calculation algorithm.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
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