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A OTD na educação pré-escolar: um estudo com crianças de 3 a 4 anos

Autor(es): Rocha, Inês Sofia Araújo

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1581

Origem: Repositório Científico IPVC

Assunto(s): Educação pré-escolar; Matemática; Organização e tratamento de dados; Aprendizagem; Pre-school education; Mathematics; Organization of data and data treatment; Learning


Descrição

Este estudo, centrado no domínio da Matemática, tem como principal objetivo compreender o modo como as crianças do Pré-Escolar resolvem tarefas no âmbito da OTD. A fim de refletir acerca desta problemática, foram formuladas as seguintes questões de investigação: (1) Que estratégias usam as crianças na resolução de tarefas no âmbito da OTD?; (2) Que processos e conceitos matemáticos mobilizam as crianças na resolução de tarefas no âmbito da OTD?; e (3) Que dificuldades manifestam as crianças na resolução de tarefas no âmbito da OTD? Desta forma, optou-se por realizar um estudo enquadrado por um paradigma construtivista, adotando uma metodologia de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso, focado no grupo de crianças pertencentes ao contexto da Prática de Ensino Supervisionada II. Assim sendo, na recolha de dados foram utilizados vários métodos e técnicas de recolha de dados, sendo eles: a observação participante, a análise documental, gravações em áudio e vídeo e registos fotográficos. Em relação à proposta didática planeada para o trabalho de campo, abrangeu uma sequência de seis tarefas no âmbito do tema Organização e Tratamento de Dados, optando-se por tarefas diversificadas que mobilizassem diferentes conteúdos e representações associados à OTD. A análise dos dados permitiu verificar que as crianças apresentaram um desempenho satisfatório evidenciando motivação na exploração e na realização de cada uma das tarefas que lhes foram propostas. O estudo desenvolvido permitiu estimular as crianças para o contacto com processos diversificados no âmbito do tema OTD, permitindo que evoluíssem e enriquecessem as suas aprendizagens. Contudo, foram detetadas algumas dificuldades, relacionadas com a fase de interpretação de dados e, de forma pontual, com a fase de formulação de perguntas relacionadas com as tarefas propostas.

This study, centered in the field of mathematics, aims to understand how preschool children solve tasks related to organization of data and data treatment (OTD).To reflect on this problem, the following research questions were formulated: (1) Whatstrategies do children use when solving tasks related to OTD?; (2) Which mathematical processes and concepts do children mobilize when solving tasks related to OTD?; (3) Whien difficulties do children show when solving tasks related to OTD? Thus, it was decided to conduct a study framed by a constructivist paradigm, adopting a qualitative methodology, in the form of a case study, focused on the group of children in the context of the Supervised Teaching Practice II. Several data collection methods and techniques were used, namely: participant observation, document analysis, recordings on audio and video and photographic records. In relation to the planned didactical proposal, it included a sequence of six diverse tasks, which mobilize different contents and representations associated with OTD. Data analysis has shown that the children presented a satisfactory performance, demonstrating motivation in the exploration and solving of each task that was proposed. The study developed stimulated children to contact with diverse processes within the theme of OTD, allowing them to evolve and enrich their learning. However, some difficulties were detected, related to the data interpretation phase and in a timely manner with the phase of formulating questions related to the proposed tasks.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
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