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“Já ouviste as notícias hoje?”: Influência das normas sociais difundidas pelos media no consumo de álcool dos jovens portugueses

Autor(es): Pinho, Rute Susana de Carvalho

Data: 2015

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/10423

Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Assunto(s): Influência dos media; Normas descritivas; Consumo de álcool; Abordagem de normas sociais; Media influence; Descriptive norms; Alcohol consumption; Social norms approach


Descrição

O consumo abusivo de álcool é um problema de saúde pública, devido à sua prevalência, bem como às consequências que possui para o próprio, família e sociedade. Apesar do consumo de álcool ter sofrido uma diminuição na última década, em Portugal os jovens continuam a ser o grupo etário que apresenta uma maior prevalência de padrões de consumo abusivos e prejudiciais. Alguns estudos têm sugerido que, apesar de não serem a principal causa, os media possuem um efeito significativo neste problema, sendo que a Teoria do “Super-Par” defende que as normas sociais difundidas por estes possuem um papel importante nessa influência. Assim, e uma vez que em Portugal este campo ainda não foi muito explorado, o presente estudo procura perceber qual a influência dos media e, mais especificamente, das normas sociais difundidas por estes, no consumo de álcool pelos jovens portugueses. Para tal, foram criadas duas versões de uma notícia de rádio de forma a manipular a norma descritiva relativa à prevalência de consumo abusivo entre os jovens portugueses. Os participantes (n=32) foram expostos aleatoriamente a uma das condições numa plataforma de pesquisas on-line. Os resultados obtidos confirmam as hipóteses colocadas, com os participantes que ouviram a versão que salientava uma elevada prevalência de consumo abusivo a avaliarem mais positivamente e como mais típico o personagem hipotético apresentado com elevados níveis de consumo, bem como a apresentarem uma maior intenção de consumir álcool e em maiores quantidades do que os participantes que ouviram a notícia de baixo consumo.

Alcohol Abuse is a public health problem, due to its prevalence and to the consequences that it has to the consumer as well as to his/her family and society. Although alcohol consumption has reduced during the last decade, in Portugal teenagers and young adults remain the age groups with the highest prevalence of abusive and harmful drinking patterns. Some studies have suggested that media play an important role on this problem, and the “Super-Peer” Theory argues that social norms diffused by the media play are significant sources of influence. Since this field has not been much explored in Portugal, this study attempts to understand the influence of media and, more specifically, of the social norms diffused by them, in the alcohol consumption by Portuguese youth. To this end, two versions of a radio news were created to manipulate the descriptive norm on the prevalence of alcohol abuse among young people in Portugal. Participants (n=32) were randomly exposed to one of these conditions in an online research platform. Results confirm the hypotheses, showing that participants who had heard the version that emphasized a high prevalence of abusive consumption assessed more positively and as more typical a hypothetical character with high levels of consumption. Besides, they reported a higher intention to consume alcohol and a larger amount of alcohol consumption than participants who heard the news with low consumption descriptive norms.

Códigos de classificação (Associação Americana de Psicologia): 2750 Meios de comunicação de massas; 2900 Processos sociais e temas sociais; 2990 Uso de álcool e drogas (legal).

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Lima, Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de
Contribuidor(es) Pinho, Rute Susana de Carvalho
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