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Borealis sound:parede interativa em projeto de arquitetura.

Autor(es): Couto, Beatriz Silvestre

Data: 2015

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/11220

Origem: Repositório ISCTE

Assunto(s): Multimédia; Superfícies; Multimedia; Surfaces


Descrição

Arquitetos, em colaboração com artistas plásticos, designers e especialistas de computação gráfica, têm concebido propostas em que sistemas de multimédia digitais interativos ocupam parte importante do espaço construído assumindo-se como elementos diferenciadores da vivência do espaço. Para a conceção e concretização destes projetos são necessárias novas competências e instrumentos de trabalho que requerem a adoção de estratégias de planeamento e produção específicas. O projeto desenvolvido ao longo da investigação aqui apresentada versa sobre a presença de elementos de comunicação visual em espaços urbanos e públicos, nomeadamente através de superfícies multimédia interativas. O estudo e a aplicação de uma superfície interativa aplica-se ao Conservatório Nacional de Música de Lisboa, cujo projeto de reabilitação e ampliação é desenvolvido na vertente prática deste trabalho de projeto. Estudaram-se abordagens e tecnologias utilizadas atualmente na conceção de superfícies interativas assim como se analisaram diferentes casos de implementação e aplicação em áreas de edifícios. A proposta apresentada propõe explorar as possibilidades de incorporar na arquitetura superfícies digitais capazes de criar uma nova dinâmica no espaço físico através da exposição de conteúdos visuais que interagem em tempo real a estímulos recebidos dos visitantes desse espaço. Dado tratar-se de um espaço dedicado à música, é o som emitido pelas pessoas e instrumentos que será o estímulo exterior que despoleta reações da superfície interativa. Para avaliar o carácter intuitivo e a pertinência da proposta, foram realizados testes de satisfação e usabilidade com os possíveis utilizadores: os alunos do Conservatório de Música de onde se concluiu que este apreciaram a proposta afirmando que é percetível os efeitos de som/imagem apresentados.

Architects, in collaboration with artists, designers and computer graphics experts have designed proposals in which interactive digital multimedia systems occupy an important part of the built assuming as differentiating elements of living space. For the design and implementation of these projects requires new skills and tools that require the adoption of specific planning and production strategies. The project developed along the research presented here deals with the presence of visual communication elements in urban and public spaces, including through interactive multimedia surfaces. The study and application of an interactive surface applies to the National Conservatory of Music in Lisbon, whose project of rehabilitation and expansion is developed in the practical part of this project work. They studied approaches and technologies currently used in the design of interactive surfaces as well as analyzed different cases of implementation and enforcement in areas of buildings. The proposal is to explore the possibilities of incorporating the digital architecture surfaces able to create a new dynamic in physical space by exposing visual content that interact in real time to incoming stimuli of visitors to this space. As this is a space dedicated to music is the sound emitted by people and instruments that will be outside stimulus that triggers reactions of the interactive surface. To assess the intuitive nature and relevance of the proposal, satisfaction and usability tests were conducted with potential users: students of the Conservatory of Music where it was concluded that it appreciated the proposal stating that it is noticeable sound effects / image presented

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
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