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Motivações e benefícios da certificação de sistemas de gestão de qualidade em organizações portuguesas

Autor(es): Cardoso, Maria Cristiana Príncipe

Data: 2015

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/11454

Origem: Repositório ISCTE

Assunto(s): Organizações -- Organizations; Certificação -- Certification; ISO 9001; Sistema de gestão da qualidade; Motivação; Gestão de benefícios -- Benefits management; Quality management system; Motivation


Descrição

Num mercado global e competitivo, a certificação do sistema de gestão da qualidade tornou-se um elemento crucial para a competitividade, liderança e melhoria contínua das organizações. Neste contexto, a aplicação de modelos de gestão da qualidade, de forma dinâmica e coerente, contribui para melhorar a eficiência e eficácia de uma organização e para promover a sua competitividade. O presente trabalho tem por objetivos principais caracterizar e identificar as motivações e benefícios da certificação no sistema de gestão da qualidade referidos por uma amostra de organizações portuguesas certificadas. O estudo empírico incide numa amostra de 526 organizações certificadas no referencial ISO 9001 por uma entidade certificadora portuguesa. Foi enviado um questionário às organizações, que incidia sobre as motivações e benefícios da certificação e sobre as características da organização. Os dados recolhidos foram trabalhados com recurso a técnicas estatísticas através do programa estatístico SPSS 20.0. A partir da análise dos resultados obtidos, conclui-se que as organizações inquiridas optaram pela certificação do sistema de gestão de qualidade sobretudo por motivações internas, relacionadas com a melhoria: (i) dos processos e procedimentos; (ii) da qualidade do produto e/ou serviço e (iii) da produtividade e/ou eficiência. Por sua vez, os benefícios que consideram ter obtido com a certificação são sobretudo internos, privilegiando-se: (i) a melhoria na definição e uniformização dos procedimentos de trabalho e (ii) a melhoria da consciência da qualidade.

In a global and competitive market, the certification of the quality management system has become a crucial element for competitiveness, leadership and continuous improvement of organizations. In this context, the dynamic and consistent application of quality management models helps to improve the efficiency and effectiveness of an organization and to promote its competitiveness. This study aims to characterize and identify the motivations and benefits of certification in quality management system. The data were collected from a survey applied to a sample of Portuguese organizations certified in ISO 9001. The data were analyzed using a statistical software (SPSS 20.0.). The analyses of the results revealed that the organizations surveyed decided for certification of quality management system mainly for internal motives, related to the improvement of: (i) the processes and procedures; (ii) the quality of the product and/or service and (iii) the productivity and/or efficiency. In turn, the organizations considered that the benefits obtained from certification are mainly internal, namely: (i) standardization of processes and procedures and (ii) improvement of quality-consciousness.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
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