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Mecanismos de popularidade e difusão de informação em redes sociais

Autor(es): Fonseca, António Jorge Filipe

Data: 2015

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/12420

Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Assunto(s): Complexidade; Modelação de agentes; Sistemas multi-agente; Rede social; Eleição; Opinião pública; Popularidade; Difusão da informação; Modelos Multi-Agente; Dinâmica de opinião; Previsão do voto; Sociofísica; Popularity; Information difusion; Social networks; Growth models; Multi-agent Models; Opinion dynamics; Election prediction; Sociophysics; Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia; Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia; Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia


Descrição

Este trabalho de investigação estuda os mecanismos de formação de popularidade na sociedade, supondo que a popularidade é gerada por processos de difusão de informação. Um modelo estático de distribuição de popularidade por diversas entidades é proposto e validado. Demonstra-se que este modelo se adequa a uma distribuição probabilística de crescimento exponencial da popularidade. Complementarmente, dois modelos dinâmicos para representar a evolução da popularidade são propostos. O primeiro, o Modelo de Ramificação, é um modelo exógeno de impacto que traça o perfil típico da evolução da popularidade a partir de um evento singular externo. O segundo, denominado Modelo de Epidemia, representa o processo de criação de popularidade quando esta surge da difusão interna de mensagens no seio de uma comunidade. Todos os modelos são validados com dados experimentais. A magnitude da influência da popularidade na opinião pública, transmitida pela Comunicação Social, é particularmente analisada no estudo do caso das eleições presidenciais e legislativas, em 2011 em Portugal. Dois modelos sociofísicos multi-agente de dinâmica de opiniões, baseados no Modelo Browniano de Influência e na Teoria do Impacto Social, são usados para representar a dinâmica do debate político ocorrido neste período, em termos teóricos e quantitativos. Entre os resultados relevantes dos trabalhos de tese, destaca-se a conclusão de que o crescimento a longo termo da popularidade de uma entidade, fruto dos processos de comunicação entre indivíduos, é independente das qualidades subjectivas daquela ou destes, dependendo sobretudo dos processos em que é comunicada.

This research investigates the mechanisms of formation of popularity in society, assuming that popularity is generated though processes of information diffusion. A static model of the distribution of popularity by various entities is here proposed and validated. It is demonstrated that it fits a probabilistic distribution of exponential growth of popularity. Complementarily, two dynamic models are proposed, representing the evolution of popularity. The first model, named Ramification Model, is an exogenous impact model tracing the profile of the typical evolution of popularity triggered by a single external event. The second one, called Epidemic Model, represents the process of popularity formation when arising from internal dissemination of messages within a community. All models are validated with experimental data. A case study, concerning communication data collected during the 2011 elections in Portugal, allowed measuring the influence of popularity, generated through Social Communication, on opinion dynamics. Two sociophysics opinion dynamics models, based on the Brownian Model of Influence, and on the Social Impact Theory, were used to represent theoretically and quantitatively the dynamics of public debate in this period. One of the most relevant results of the research concerns the understanding that the long term increasing of some entity's popularity, as a result of communication processes between individuals, is independent from the entity subjective qualities, and it depends mainly from the communication processes being used.

Tipo de Documento Tese de doutoramento
Idioma Português
Orientador(es) Louçã, Jorge Manuel Anacleto
Contribuidor(es) Fonseca, António Jorge Filipe
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