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O jardim de infância como rede apoio às necessidades das famílias no exercício da sua parentalidade: Conceção de um projeto de intervenção

Autor(es): Graça, Fernanda Maria Magro

Data: 2019

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/18846

Origem: Repositório ISCTE

Assunto(s): Sociologia da educação; Educação infantil; Parentalidade; Educação pré-escolar; Relação pais-escola; Trabalho de projeto; Portugal; Parenthing; Support networks; Family-school relationships


Descrição

O exercício da parentalidade assume hoje desafios muito díspares das gerações anteriores. Atualmente vive-se numa luta constante entre o mundo do trabalho e o mundo da família, sendo que este último fica em desvantagem nos tempos e espaços que lhe destinamos. Por outro lado, as tarefas educativas requerem cada vez mais atenção, disponibilidade e competência (Cruz, 2013: 155), o que leva as famílias a necessitar de redes de apoio, sejam elas amas, infantários ou avós, a fim de as apoiar nas rotinas diárias. Neste sentido, as redes de apoio, nomeadamente os infantários, assumem um papel fundamental na educação das crianças e no trabalho cooperado que deve ser feito entre duas instâncias educativas: família-escola. O presente trabalho, visa a conceção de um projeto de apoio às famílias, fazendo do jardim de infância uma rede de apoio alargada, numa IPSS no Montijo, partindo das necessidades e ou dificuldades reais das famílias no exercício da sua parentalidade. Apresenta-se a proposta de um plano de atividades, através de uma metodologia ativa e participativa com 6 sessões temáticas, sessões flexíveis e informais através de dinâmicas de grupo, para que de uma forma descontraída, partindo das experiências das famílias, se consiga criar sinergias positivas, de empowerment das competências parentais, criando tempos e espaços de reflexão sobre a educação.

Today, the families living in a constant struggle between the world of work and the world of the family. Families dedicate more time to work with less time and space to the family. So, the education parent takes more challenges that previous generation. One the other hand, education needs more careful, available and skills (Cruz, 2013: 155), therefore, the families need support networks, be they nurses, nurseries or grandparents, in order to support them in daily routines. For that reason, support networks, particularly nursery schools, are very important to education of children’s and cooperated work that must be done between family-school. This work aims to design a project to support families, making nursery schools a broad support network in a non-profit organization, starting from the real needs and or difficulties of the families in the exercise of their parenthing. The work presents the proposal of activity plan, through an active and participatory methodology with 6 thematic sessions, flexible and informal sessions through group dynamics, so that in a relaxed way, based on the experiences of families, synergies can be created positive, empowering of parental skills, creating times and spaces for reflection on education.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
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