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“Vale”: sobre recepção e modos de relação com a arte

Autor(es): Alfaia, Catarina

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/5144

Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Assunto(s): Recepção cultural; Arte; Públicos; Dança; Reception theory; Arts; Audience; Dance


Descrição

Nos quadros da recepção cultural e sociologia de públicos, pretendemos contribuir para a compreensão dos efeitos que a participação de não profissionais nos processos de criação artística pode ter ao nível das atitudes dos sujeitos no campo cultural, recorrendo ao caso do espectáculo “Vale”. Esta peça, da autoria da coreógrafa Madalena Victorino, mobiliza cerca de 30 participantes para estar em palco em cada uma das localidades em que é apresentada, aproximando desta forma os campos da criação e recepção cultural. Este estudo coloca em evidência que as disposições para desenvolver uma relação com a cultura do tipo participativo albergam uma dimensão de análise que tem que ver com o potencial de interacção social que essas circunstâncias apresentam aos seus interessados, e não só com um uso do tipo distintivo associado a essa prática cultural. Os resultados mostram que os participantes do espectáculo em 14 teatros na região do Vale do Tejo referem tanto componentes relacionadas com o conteúdo temático do mesmo como as que são de ordem mais convivial e de interacção associados ao processo criativo.

Considering as frames for studying both reception theory and sociology of culture, we aim to provide insight into the participation of non professionals in artistic processes, concerning their attitudes towards arts and culture. For such, we take as a case-study the stage performance “Vale”, by Madalena Victorino, which assembles about 30 different people to participate in each new presentation, an experience that approaches fields of cultural creation and reception. This study puts a stress on the fact that dispositions for developing a participative relation towards culture do have a key element which is social interaction, and that it is not used as a merely distinctive cultural practice. The results show that the people who performed in 14 different theatres in “Vale do Tejo” region, Portugal, make references in their reports both to items related to themes and scenes and to sociability aspects of the creative process.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Lopes, João Teixeira; Francisco, Rita
Contribuidor(es) Alfaia, Catarina
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