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A participação dos jovens da A.I.G.A.S.T. na gestão do orçamento doméstico

Autor(es): Piegas, Susana Raquel Matias

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/7816

Origem: Repositório ISCTE

Assunto(s): Consumo -- Consumption; Educação financeira no seio familiar; Participação da juventude; Financial education within the family context; Youth participation


Descrição

O apelo constante ao consumo tem na nossa sociedade atual um lugar predominante. Enquanto consumidores, os cidadãos são desafiados pela oferta excessiva, comprando para além das suas possibilidades e contraindo compromissos financeiros, com base na estimativa dos rendimentos que poderão vir a ter, que nem sempre conseguem cumprir. A gestão equilibrada do consumo e da economia doméstica é, assim, essencial, para a sustentabilidade financeira de todos. As competências para a gestão dos recursos financeiros devem ser promovidas cedo, no seio familiar, onde se aprendem regras e normas, e se imitam atitudes e comportamentos. Enquanto principais disseminadores de informação económica nos filhos, que papel desempenham atualmente os pais na transmissão dos valores familiares para o planeamento das finanças pessoais? Desta forma, neste trabalho defende-se, por um lado, a importância da educação financeira no seio familiar, como forma de construir crenças e atitudes positivas nos filhos face à gestão do dinheiro, e por outro, identificam-se algumas das formas de intervenção no orçamento doméstico por parte dos jovens participantes no estudo. Recorreu-se ao uso de um questionário de atitudes e de entrevistas para desenvolver a investigação no Vale da Amoreira, junto de um grupo de associados da organização de imigrantes guineenses A.I.G.A.S.T., concluindo que os diálogos entre pais e filhos sobre matérias financeiras influenciam, em grande parte, comportamentos e atitudes filosóficas perante o dinheiro, e que a inclusão dos filhos no contexto financeiro destas famílias permite uma eficácia no planeamento do rendimento mensal, na gestão dos gastos e na maximização da poupança.

The permanent consumption appeal has a predominant place in our current society. As consumers, citizens are challenged by the overwhelming offer of goods, buying beyond their capabilities and undertaking financial responsibilities and commitments, based on estimated future revenue, that ZRQ¶W always be honored. A balanced management of consumption and of domestic economy is, therefore, essential, for the overall financial sustainability. The skills for our financial resources management should be promoted early in life, within the family dynamic, where we learn rules and values, and replicate attitudes and behaviors. While main economic information providers, what is the current role for parents in disseminating family values regarding personal financial planning? Thus, in this piece, we support the importance of financial education at home, as a way to build up beliefs and positive attitudes in youth towards money management and we identify some ways by which youth participates in the household budgeting. We resorted to the use of an attitudes questionnaire and direct interviews to develop a research in Vale da Amoreira, within a group of members of a Guinea-Bissau immigrants association ± A.I.G.A.S.T., and concluded that the dialogues established between parents and their children about financial matters strongly influence behaviors and philosophical attitudes towards money, and that the youth engagement in the family budget management process allows for more effectiveness in planning the for monthly revenue, costs reduction and savings maximization.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
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