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Arte labiríntica e poética do caos: À volta do caos ordenado de Jackson Pollock

Autor(es): Tão, Sofia Inês Soares Fernandes

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.12/2328

Origem: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Assunto(s): Pollock; Sublimação; Reparação; Caos; Psicanálise; Pollock; Sublimation; Reparation; Caos; Psychoanalysis


Descrição

Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário, na especialidade de Psicologia Clínica

A presente dissertação constitui-se como um exercício de Psicanálise Aplicada, sendo objecto do nosso estudo a análise e interpretação das obras clássicas de Pollock (1912/1956), pintor inserido na corrente do expressionismo abstracto. Partimos de um paradigma interpretativo psicanalítico visando inferir as forças e dialécticas subjacentes à Arte Labiríntica e Poética do Caos, desvelando indirectamente as dinâmicas internas do autor. Tendo por base a revisão de literatura e as teorias psicanalíticas, propomos uma leitura das obras sob o prisma da Arte e da Criatividade, salientando a análise dos processos de sublimação, reparação e a oscilação entre a dispersão e a integração, processo cuja síntese é o caos ordenado. Debruçamo-nos sobre o conceito de Caos e nos processos transformacionais, terapêuticos da criação pela Arte, da pintura/tela enquanto espaço potencial contentor de elaboração do material psíquico inconsciente. O objectivo deste ensaio prende-se com o estudo dos conceitos e problemáticas acima referidos, interligados e emparelhados numa leitura/análise interpretativa aprofundada pela via (inter)subjectiva – uma hermenêutica do sentido e significado – das obras/séries denominadas drip paintings (1947/1950) produzidas no auge das suas capacidades artísticas e criativas. ------ ABSTRACT ------ This dissertation constitutes an exercise of Applied Psychoanalysis, were the object of our study is the analysis and interpretation of abstract expressionist artist Jackson Pollock’s (1912/1956) major works. We start from an interpretative analytical paradigm aiming to infer the forces and dialecticals behind the Labyrinth Art and Poetry of Chaos, indirectly revealing the internal dynamics of the author. Based on the literature review and psychoanalytic theories, we propose a reading of the works through the standpoint of Art and Creativity, stressing the analysis of the processes of sublimation, repair and oscillation between dispersion and integration, in synthesis, ordered chaos. We address the concept of Chaos and transformational processes, therapeutic in creating through Art, where the painting/canvas is a potential holding space for unconscious psychic material. The purpose of this essay lies in the study of the above mentioned concepts and issues, paired and interconnected in a (inter)subjective interpretive analysis. - a hermeneutics of meaning and significance - of the works / series called drip paintings (1947/1950) produced at the height of Pollock’s artistic and creative abilities.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Delgado, Luís Manuel Romano
Contribuidor(es) Repositório do ISPA
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