Autor(es):
Abreu, Teresa
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.12/3867
Origem: Repositório do ISPA - Instituto Universitário
Assunto(s): Arte; Psicanálise; Michael Jackson; Música; Brincar; Art; Psychoanalysis; Michael Jackson; Music; Playing
Descrição
No decorrer desta tese, abordam-se conhecimentos psicanalíticos aplicados à arte e aos artistas, mais especialmente em relação à área da música, mas que obviamente poderão ser estendidos a outras áreas artísticas. São expostas várias teorias psicanalíticas, oriundas de vários autores de renome e que nos ajudarão a compreender qual a função da arte e quais as qualidades ou características intrínsecas a um artista. Os termos arte e artista são abordados de forma exigente e em estreita relação com o significado original e arcaico das palavras. Cruzar-se-ão as conclusões de Freud, de Klein, de Segal, de Winnicott e de Bion acerca desta mesma temática, conclusões estas, que dão prioridade à capacidade de brincar, como elemento essencial para a criação de obras-primas tanto a nível composicional como interpretativo, pois uma composição pode ser em si mesma uma obra de arte, mas uma interpretação genial também deverá ser considerada da mesma forma. Utilizaremos Michael Jackson como o nosso exemplo de um artista “perfeito”, pois muitas das ideias que estes autores considerariam importantes, sobretudo, em prol da evolução da técnica psicanalítica, podem ser demonstradas através da abordagem deste tema e deste artista.
ABSTRACT: In the making of this thesis we approach psychoanalytical background applied to art and to artists, more specially, in relation to the range of music, but that obviously could be extended to other artistic fields. There will be exposed several psychoanalytical theories derived from various renowned authors and that will help us to understand what is the function of art and what are the intrinsic qualities or characteristics of an artist. We will cross conclusions from Freud, Klein, Segal, Winnicott and Bion about this affair, these conclusions, grant priority to the ability to play, as an essential element to the creation of master-works whether it is on a compositional level or on an interpretive level, as a composition can be in itself a work of art, but a genius interpretation also should be considered in the same way. We will avail Michael Jackson as our example of a “perfect” artist, because, many of the ideas that these authors would consider important, specially, to the development of the psychoanalytical technique, can be demonstrated through the approach of this theme and of this artist.