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Promoção da qualidade dos cuidados prestados em amas e creches familiares : Três estudos de caso

Autor(es): Barros, Ana Rita Cartaxo

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.12/4448

Origem: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Assunto(s): Creche familiar; Consultoria; Qualidade; Familiy day care; Consultation; Quality; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia


Descrição

Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário

O presente estudo insere-se num Projecto de maior dimensão – Promoção da qualidade dos cuidados prestados em amas e creches familiares – que pretende contribuir para a melhoria dos cuidados prestados nesta resposta, legalmente enquadrada pelo Decreto- Lei n.º158/84, promovendo a reflexão e investigação sobre a mesma. Tendo em conta a falta de dados empíricos que permitam avaliar, entre outros factores determinantes, que impacto tem o apoio técnico previsto na legislação, realizámos um estudo aprofundado de 3 casos através do seguinte delineamento de investigação: · Primeira observação em casa da ama utilizando a Family Child Care Environment Rating Scale, Revised Edition (FCCERS-R) (Harms, Cryer, & Clifford, 2007); ·Reunião de consultoria (baseada no modelo de Buysse & Wesley, 2004, 2005) com o Técnico da Instituição de Enquadramento; · Segunda observação em casa da ama utilizando a mesma escala, a fim de analisar as diferenças existentes relativamente à primeira observação. Num dos casos houve uma evolução significativa entre a primeira e a segunda observação que parece poder dever-se ao processo de consultoria. No segundo, a evolução registada parece ter sido imposta pela técnica de enquadramento, podendo ser pouco consistente. No terceiro, a inexistência de evolução parece devida a situações imprevistas que alteraram a dinâmica do processo de consultoria. Estes resultados permitem-nos afirmar que: (1) a qualidade do apoio técnico prestado é determinante para a qualidade dos cuidados prestados pela ama; (2) a FCCERS-R é um importante instrumento de avaliação dos cuidados prestados e pode constituir-se como uma importante ferramenta para os Técnicos de Enquadramento

ABSTRACT: This study is part of a larger project – Improving the quality of care in family day care and nannies – that aims to improve the quality of Family Day Care, legally framed by Decree- Law No. 158/84, and to promote research in this field of knowledge. Given the lack of empirical data to evaluate what impact has technical support, we conducted a case study research, using the following design: · First observation in nannies' home using the Family Child Care Environment Rating Scale, Revised Edition (FCCERS-R) (Harms, Cryer, & Clifford, 2007); · Consultancy meeting (based on the model of Buysse & Wesley, 2004, 2005) with the support professionals; · Second observation in nannies' home using the same scale in order to analyze the differences between the first and the second observation. In one case there was a significant change between the first and second observation that seems to be due to the process of consulting. In the second, the changes seem to have been imposed by the support professionals and, therefore, may be inconsistent. In the third, the lack of improvement seems due to an unexpected situation that changed the dynamics of the consulting process. These results allow us to say that: (1) the quality of technical support is crucial to the quality of Family Day Care provided by the nannies; (2) the FCCERS-R is an important tool for the evaluation of Child Care contexts and may be used as an important tool for the training of support professionals and quality improvement in Family Day Care.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Pimentel, Júlia van Zeller de Serpa
Contribuidor(es) Repositório do ISPA
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