Detalhes do Documento

O duplo compromisso organizacional em estudantes universitários

Autor(es): Santos, Ana Joana Vargas Loureiro Ribeiro dos

Data: 2015

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.12/4455

Origem: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Assunto(s): Duplo compromisso organizacional; Duplo compromisso no contexto universitário; Intenções de saída; Organizational double commitment; Double commitment in university context; Turnover intentions; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia


Descrição

Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário

Este estudo visa testar se o duplo compromisso do estudante com a Universidade e com o Curso têm um impacto significativo nas intenções de deixar o ensino universitário, bem como perceber qual dos dois tipos de compromisso tem maior força preditora do abandono escolar no ensino superior. Para esse fim, colocaram-se as seguintes hipóteses: (1) O Compromisso com a Universidade tem um impacto negativo nas Intenções de Saída dos estudantes; (2) O Compromisso com o Curso tem um impacto negativo nas Intenções de Saída dos estudantes. Colocando-se a seguinte questão exploratória: Qual o tipo de compromisso que terá maior impacto nas Intenções de Saída dos estudantes: O compromisso com a Universidade ou o Compromisso com o Curso? Participaram neste estudo 238 estudantes de diversas universidades portuguesas. O estudo revelou um impacto negativo e significativo dos dois tipos de compromisso sobre as intenções de abandonar o ensino superior e ainda que é o compromisso com a universidade que mais pesa como variável preditora. Conclui-se que o duplo compromisso organizacional aplicado ao contexto universitário revelou ser um importante contributo para uma melhor compreensão deste fenómeno.

ABSTRACT : This study aims to test whether the student's double commitment with the University and the course have a significant impact on intentions to leave the university and see which of the two types of commitment has greater predictive power of early school leavers in higher education. To this end, the following hypotheses were placed: (1) Commitment to the University has a negative impact on turnover intentions of students; (2) - The Commitment to Course has a negative impact on student’s turnover Intentions. The following exploratory question was placed: What kind of commitment will have greater impact on turnover intentions of the students: The commitment to the University or the Commitment to the course? The sample consisted of 238 students from various Portuguese universities. The study found a negative and significant impact of both types of commitment on the intentions to leave the university and that is the commitment to the university that weighs more as a predictor variable. We conclude that the double organizational commitment applied to university context proved to be an important contribution to a better understanding of this phenomenon.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Cesário, Francisco José Santos
Contribuidor(es) Repositório do ISPA
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.