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Clima psicológico e desempenho organizacional nas secções de uma autarquia local

Autor(es): Vicente, Helena Isabel Varela

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.12/4735

Origem: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Assunto(s): Clima positivo; Elevado desempenho; Autarquias locais; Positive climate; Higher performance; Local autarchies; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia


Descrição

Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Psicologia Aplicada para a obtenção do grau de Mestre na especificidade de Psicologia Social e das Organizações

O presente trabalho propõe averiguar se o clima psicológico positivo numa autarquia local influencia o desempenho organizacional de forma igualmente positiva. Assim, inicialmente, aplicou-se um questionário de avaliação de clima psicológico de Brown & Leigh (1996), para analisar o clima psicológico nos grupos de trabalho da autarquia local. Seguidamente, aplicou-se um questionário relativo à percepção de qualidade de serviços pelos munícipes acerca dos serviços prestados pela organização, questionário de Percepção de Qualidade adaptado do SERVQUAL de Parasuraman, Zeithaml & Berry (1988). No âmbito deste estudo, participaram noventa e quatro trabalhadores e setenta e cinco clientes, distribuídos por vinte secções distintas. Entre as duas variáveis foram encontradas relações directas positivas, ou seja, nos grupos de clima psicológico mais positivo a percepção de qualidade, também, é maior. Contudo, nos grupos com menores valores a situações não são conclusivas. Portanto, segundo a literatura já existente as organizações com clima positivo são capazes de ter um maior desempenho (produtividade, eficácia e eficiência), fomentando a vantagem competitiva baseada na criação de ambiente de trabalho desenvolvido na colaboração e em redes de apoio.

This work proposes to help us to find, if in a local autarchy the positive psychological climate influences the organizational performance in a equally positive way. So, in the beginning was applied a questionnaire for assessing the psychological climate of Brown & Leigh (1996), in order to analyze the psychological climate in working of the local autarchy. Then, a questionnaire was applied on the perception of the quality of services by residents about the services provided by the organization (Perception of Quality questionnaire adapted from SERVQUAL by Parasuraman, Zeithaml & Berry (1988). The study involved ninety-four workers and seventy-five customers, spread over twenty distinct sections. Between the two variables, were found positive direct relations, which mean that, in the most positive psychological climate groups, the quality perception it´s higher too. Therefore, according to the literature that already exists, organizations with positive climate are able to have a higher performance (productivity, effectiveness and efficiency) creating in this way, a competitive advantage based on the creation of the working environment developed in collaboration and support networks.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Lopes, Miguel Pereira
Contribuidor(es) Repositório do ISPA
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