Detalhes do Documento

Relação entre a auto-eficácia e os comportamentos de auto-protecção contra acidentes rodoviários e sismos

Autor(es): Mendes, Elisabete de Lurdes

Data: 2000

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.12/686

Origem: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Assunto(s): Auto-eficácia; Acidentes; Acidentes rodoviários; Percepção de risco; Instrumentos; Self-efficacy; Accidents; Traffic accidents; Risk analysis; Instruments


Descrição

Dissertação de Mestrado em Psicologia da Saúde

Pretendeu-se com o presente trabalho investigar a relação entre a auto-eficácia, para acidentes rodoviários e sismos, com os respectivos comportamentos de auto-protecção e com a intenção de comportamento (intenção para agir) no sentido de cumprir esses mesmos comportamentos no futuro, de acordo com a Abordagem do Processo da Acção para a Saúde. Foi utilizada uma amostra de conveniência de 43 sujeitos adultos de ambos os sexos, sendo 24 mulheres e 19 homens, residentes na área de Lisboa e arredores. Foi aplicado um questionário anónimo de auto - preenchimento. Para a avaliação da auto--eficácia geral foi utilizada a escala de auto-eficácia do inventário clínico de Auto-Conceito de Vaz Serra. Foram construídos itens para a avaliação da auto-eficácia, expectativas de resultado e percepção de risco, para cada uma das situações de acidente rodoviários e sismo. Também foram construídos itens, para a avaliação dos respectivos comportamentos de auto-protecção, e para a intenção de os cumprir no futuro. Concluiu-se, para acidentes rodoviários, que a auto-eficácia para a auto-protecção se relacionou com o comportamento e com a intenção de comportamento. Também as expectativas de resultado se relacionaram com o comportamento mas não com a intenção de comportamento. Expectativas de resultado e percepção de risco relacionaram-se com a auto- eficácia. Para sismos a auto-eficácia para a auto-protecção relacionou-se com o comportamento e com a intenção de comportamento. As expectativas de resultado relacionaram-se com a intenção de comportamento e a auto-eficácia, mas não com o comportamento, como na situação de acidentes rodoviários. No entanto, a percepção de risco, contrariamente ao ocorrido para acidentes rodoviários, não se relacionou com qualquer outra variável em estudo. A auto-eficácia geral só se relacionou como comportamento de auto-protecção para sismos. Tanto para sismos como para acidentes rodoviários esta variável não se relacionou com a auto-eficácia específica ou com a intenção de comportamento. Para qualquer variável em estudo, nomeadamente auto-eficácia específica, comportamento e intenção de comportamento, os sujeitos da amostra apresentaram diferenças significativas na comparação de valores entre acidentes rodoviários e sismos, sendo superiores para acidentes rodoviários.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório do ISPA
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.