Detalhes do Documento

Orientação para o mercado e desempenho empresarial

Autor(es): Quintas, Célia

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/11144/272

Origem: Camões - Repositório Institucional da Universidade Autónoma de Lisboa

Assunto(s): Desempenho; Competitividade


Descrição

Através do presente estudo pretendemos aprofundar o tema do desempenho e da competitividade organizacional tendo em conta os processos de orientação para o mercado. Foram também introduzidas as dimensões de empreendedorismo e de innovativeness como variáveis de mediação. Os recursos (na óptica da teoria baseada nos recursos) foram também analisados, enquanto pano de fundo potenciador de capacidades dinâmicas. Para a concretização deste trabalho foi aplicado um inquérito por questionário a uma amostra de 201 empresas e realizado um conjunto de procedimentos estatísticos dos quais destacamos a regressão linear múltipla e o modelo de equações estruturais. Foi possível identificar uma relação linear entre as variáveis de orientação para o mercado e o desempenho e também uma relação linear entre as variáveis de mediação de empreendedorismo e innovativeness e a orientação para o mercado, que influenciam, por sua vez, o próprio desempenho. No entanto, o modelo de equações estruturais permite identificar dois tipos de recursos como determinantes neste processo: os recursos experimentais e os recursos físicos. Estes recursos assumem-se, assim, estrategicamente como fundamentais para explicar este modelo numa perspectiva global.

Tipo de Documento Tese de doutoramento
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados