Autor(es):
Lembe, Feliciano Victor
Data: 2018
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/11144/3748
Origem: Camões - Repositório Institucional da Universidade Autónoma de Lisboa
Assunto(s): Estratégias; estratégias competitivas; vantagem competitiva; vantagem competitiva sustentável.
Descrição
O presente estudo visa constatar as estratégias implementadas pela “fábrica Água mineral do Tchiowa” para que a maior parte da população residente em Cabinda passasse a consumir os seus produtos, e identificar se a vantagem alcançada permite concluir como vantagem competitiva sustentável. Este trabalho foi realizado na fábrica Água Tchiowa, situada na província de Cabinda em Angola, onde a mesma tornou-se como primeira indústria de água mineral a nível da referida cidade inaugurada em 2009. De realçar também que o mesmo estudo investigativo contou com cerca de 75% dos estabelecimentos comerciais que contribuíram com as suas respostas para análise e interpretação dos resultados. O período da investigação compreende entre (2010 à 2013), isto é, a fase em que a marca da empresa começou a ser uma notoriedade por parte dos consumidores. Pese embora as limitações que acompanham a compilação da presente dissertação, nomeadamente o facto de não ter sido implementado a ferramenta SPSS e outras análises estatísticas de actualidade que permitem o apuramento de dados com mais fiabilidade, ainda assim a obtenção dos resultados quer pela via da aplicação do questionário e o uso do método de observação, bem como a aplicação das frequências estatísticas, conduziu a que as conclusões apontassem que a vantagem da fábrica face aos concorrentes não fosse considerada como vantagem competitiva sustentável.