Autor(es):
Teixeira, Maria Helena Arantes
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.14/13758
Origem: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
Assunto(s): Voz; Professores; Mau uso vocal; Voice; Teachers; Vocal misuse; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Descrição
É consensual, que a nossa voz espelha o nosso estado psicológico e caracteriza alguns traços da personalidade. A voz é a ferramenta de excelência para a comunicação verbal. Para os professores, a voz é o seu principal instrumento de trabalho, uma vez que lhes permite transmitir os conhecimentos, sendo assim de grande importância no processo ensino-aprendizagem. Quando utilizada de forma inadequada, a voz, pode conduzir a grandes danos na qualidade do trabalho e graves sequelas a nível de saúde. A importância destes problemas pode ser comprovada quando relacionadas com os cuidados de saúde vocal que os professores praticam e a prevalência de abusos e maus usos vocais. Este estudo teve como objectivo, detectar estes abusos e maus usos vocais nos professores e ajudar a compreender a importância da promoção de bons hábitos vocais, a fim de prevenir problemas graves no contexto de aprendizagem. Ponderamos um estudo quasi-experimental, com dois momentos, pré e pós teste, com uma amostra não aleatória, sujeita a intervenção (formação). Constituída por 30 participantes, sendo que a maioria das idades oscilam entre 31 e 40 anos, tendo como profissão, professor/a do 1º Ciclo do Ensino Básico. Estes profissionais têm cerca de 6 a 10 anos de serviço. Para a recolha de dados junto da amostra seleccionada foram utilizados os seguintes instrumentos: Questionário inicial dos cuidados e conhecimentos vocais e Questionário de reavaliação - Conhecimentos e hábitos vocais após formação. Conclui-se, que apesar de não haver patologia vocal na maioria dos participantes, os professores apresentam constantes abusos e maus usos vocais. A formação constitui uma ferramenta importante para estes profissionais, que deveria existir na formação bases dos profissionais da voz.
There was general consensus that our voice reflects our psychological state characterized and some personality traits. The voice is the tool of excellence for verbal communication. For teachers, the voice is the main instrument of work, it allows them to transmit knowledge, being of great importance in the teaching-learning process. When used improperly, the voice can lead to major damage to the quality of work and the level of serious health consequences. The importance of these problems can be proven when related healthcare vocal teachers practice and the prevalence of vocal abuse and misuse. This study aimed, detect these abuses and misuses vocal teachers and help us nderstand the importance of promoting good vocal habits in order to prevent serious problems in the context of learning. We ponder quasi-experimental study with two phases, pre and post test, with a non-random sample, subject to intervention (training). Consisted of 30 participants, with most ages range between 31 and 40 years, as a profession, teacher / the 1st Cycle of Basic Education. These professionals have about 6 to 10 years of service. To collect data from the sample were selected with the following tools: Questionnaire initial care and knowledge and vocals Questionnaire revaluation - Knowledge and vocal habits after training. We conclude that although no pathology on most vocal participants, teachers have constant vocal abuse and misuse. Training is an important tool for these professionals, there should be training bases of voice professionals.