Detalhes do Documento

O infográfico informativo no futuro do jornalismo

Autor(es): Lacerda, Alexandra Miguel Pedruco da Conceição de Araújo

Data: 2015

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.14/17060

Origem: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Assunto(s): Infografia; Interactividade; Jornalismo visual; Ética; Comunicação visual; Imagem; Data; Narrativa visual; Infographics; Visual journalism; Ethics; Visualization; Image; Storytelling; Visual thinking; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação


Descrição

A presente dissertação tem como principal objectivo documentar a crescente liberdade visual no jornalismo e a imposição do Infográfico nesse panorama. O aparecimento das redes sociais e a consequente urgência em partilhar conteúdos fez com que a imprensa escrita se adaptasse e inaugurasse uma nova era comunicativa. Os infográficos são talvez a principal marca - antes tidos como recurso e, hoje em dia, indiscutivelmente vistos como género. No online é o infográfico interactivo que combina em si todas as potencialidades oferecidas pela multimédia. A análise comparada entre dois jornais de referência – Público, o jornal mais bem desenhado da Península Ibérica, e o jornal britânico The Guardian, vencedor do Pulitzer 2014 – pretende confirmar a imposição do infográfico enquanto narrativa jornalística.

This dissertation aims to document the increasing freedom in visual journalism and the imposition of the Infographic in this panorama. The emergence of social networks and the consequent urgency to share content caused the press to adapt communicative and inaugurate a new era. The infographics are perhaps the main brand -­‐ previously considered feature and today firmly seen as gender. It is the online interactive infographic that combines all the potentialities offered by the online media. The comparison between two leading newspapers -­‐ Público, awarded the ‘Iberian best-­‐designed newspaper’ and the british newspaper The Guardian, winner of the Pulitzer 2014 -­‐ aims to confirm the imposition of the infographic as a journalistic narrative.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Santos, Rogério José de Almeida
Contribuidor(es) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.