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Responsabilidade Social Empresarial em Portugal 2012–2014 : a visão da imprensa

Autor(es): Gomes, Nuno António Jesus Vicente Monteiro

Data: 2016

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.14/19627

Origem: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Assunto(s): Responsabilidade; Social; Legal; Crescimento económico; Responsibility; Economic growth; Crises; Communication; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão


Descrição

O equilíbrio entre o crescimento económico e a Responsabilidade Social nos Países em desenvolvimento é uma das temáticas que maior destaque tem tido por parte das entidades europeias. A maioria dos estudos relacionados com a Responsabilidade Social centra-se nas empresas e limita-se ao âmbito de influência interna e externa, menosprezando uma análise de âmbito mais geral. O objetivo fundamental desta dissertação é identificar a relação existente entre a Responsabilidade Social e os média, assim como a valência de influência, isto é, a Responsabilidade Social e o papel dos média para a divulgação das boas práticas. Procedeu-se a um estudo exploratório, com recurso ao programa NVIVO10 para tratamento de dados qualitativos. A amostra é constituída por 2 jornais e uma revista de índole económica com projeção nacional e envolveu um subconjunto desses jornais no período de 2012 até 2014. Os resultados mostram que, predominantemente, as empresas praticam a Responsabilidade Social legal; contudo, muitas vezes este conceito é confundido com o de verdadeira Responsabilidade Social. Este facto é aproveitado pelas empresas para obterem mais-valias diretas e indiretas.

The balance between economic growth and social responsibility in developing countries is one of the topics that has deserved greater emphasis by European entities. Most studies related to social responsibility focus on business and limit their scope to internal and external influence, disregarding a more general framework of analysis. The main objective of this dissertation is to identify the relationship between Social Responsibility and the media, as well as the valence of influence, i.e. the Social Responsibility and the role of media for the dissemination of good practices. This exploratory study uses the NVIVO10 program for treatment of qualitative data. The sample consists of two newspapers and an economic nature magazine with national projection and involves a set of these papers in the period from 2012 to 2014. The results show that, predominantly, enterprises practice Legal Social Responsibility, although there still exists some confusion with the real Social Responsibility. This fact is used by the companies to obtain direct and indirect gains.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Ribeiro, Paulo Alexandre de Oliveira Castro; Capucho, Maria Filomena Dias
Contribuidor(es) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
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