Detalhes do Documento

O cronómetro escolar : práticas eficazes : aprendizagens felizes

Autor(es): Luzio, Helena Cristina da Piedade

Data: 2015

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.14/19806

Origem: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Assunto(s): Tempo; Qualidade; Percurso; Sucesso; Boas práticas; Bem-estar; Time; Quality; Leaning process; Success; Efficient practising; Well-being


Descrição

Constata-se, na generalidade, que é uma preocupação para docentes e encarregados de educação a qualidade do tempo que as nossas crianças e jovens passam no espaço escolar. Sabe-se que as aprendizagens se constroem numa linha temporal, longa e sequencial, e todos depositam fé nesse percurso: o estado, a escola, a família e o aluno. Neste contexto, é expectável que aprender seja um ato natural de sucesso e que as crianças e jovens apreciem, disfrutem e invistam nesse ato. Os resultados escolares, porém, mostram que existem falhas nesse percurso, que condicionam a qualidade das aprendizagens e os próprios resultados anteriormente referenciados. Desta forma, pretende-se verificar até que ponto as práticas docentes são determinantes para o sucesso e bem-estar dos alunos após doze anos de escolaridade obrigatória, sem esquecer o início, na educação pré-escolar, e o que falta fazer para que os alunos assumam papéis dinâmicos na construção feliz da sua aprendizagem, embora o alvo do nosso estudo, pela tipologia da escola/agrupamento, só abranja os primeiros nove anos de escolaridade. Os resultados obtidos devem levar-nos – a todos os agentes/atores educativos – a refletir sobre a relação íntima entre a eficácia das práticas docentes e aprendizagens felizes (bem sucedidas), independentemente de as práticas serem espontâneas, adaptadas ou fruto de autoavaliações consistentes e plenamente assumidas.

One can state, in general, that it is a concern for teachers and tutors or parents the quality of time our children and youngsters spend at school. One know that learning is a construction in a time line, a long and sequential one, and that everyone relies on that path: the state, the family, the student. In this context one could expect that learning is a natural successful act, and that children and youngsters can appreciate, enjoy and invest in that act. Results, however, show that there are failures along the way, which stipulate the quality of learning and the results themselves, previously mentioned. This way, one intend to verify how the teachers’ practising is determinant for the success and well-being of students, after twelve years of compulsory school attendance, without forgetting the beginning at pre-school, and what remains doing in order to make students assume dynamic roles in the happy construction of their learning process, though one’s study target only comprehends the first nine years, due to the type of school where the study/investigation took place. Results should led us – all educational agents/actors – to wonder about the intimate relationship between efficient practicing and well-succeeded/happy learning, no matter if the efficiency of practicing can be spontaneous, adapted or fruit of consistent and fully assumed self-assessment.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Baptista, José Afonso Nunes
Contribuidor(es) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.