Autor(es):
Vale, Andreia Patrícia Lima do
Data: 2015
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.14/20490
Origem: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
Assunto(s): Formação e desenvolvimento; Formação técnica; Formação transversal; Training and development; Vocational training; Cross-functional training; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Descrição
Esta investigação procurou aumentar o conhecimento acerca das práticas de formação profissional, prestando particular atenção à articulação estabelecida entre a formação considerada transversal e a formação técnica em contexto empresarial. Esta investigação, de cariz qualitativo, foi conduzida através de entrevistas individuais a 15 diretores de recursos humanos ou responsáveis de formação, de empresas de diferentes sectores de atividade e áreas de negócio (saúde, transportes, hotelaria, farmacêutica, entre outras). Os dados foram organizados e analisados pelo recurso ao software NVivo10. Esta investigação tornou evidente, entre muitos outros aspetos, que a formação se relaciona com objetivos ao nível da organização, do desempenho e da carreira. Relativamente ao investimento em formação técnica e transversal, constata-se que, de uma forma geral, os objetivos dirigidos aos dois tipos de formação se revelam bastante diferenciados, sendo que a formação técnica surge muito associada ao desempenho profissional (saber-fazer), enquanto a formação transversal relaciona-se com a transferência/mobilização dos conhecimentos técnicos para um melhor desempenho profissional (saber-ser/estar). Neste sentido, as áreas de negócio que têm como atividade principal a produção apostam mais em formação técnica, sendo que a formação transversal revela-se uma mais-valia para as empresas cujo negócio está muito dependente do contacto direto com o público.
This research sought to increase knowledge and understanding about vocational training practices, with a particular attention to the connection established between cross-functional training and technical training in a business context. This research, of qualitative nature, was conducted by individually interviewing 15 directors of human resources or other training managers of companies from different branches of activity and business areas (health, transportations, hospitality, pharmaceutical, etc.). All data was organized and examined with the use of NVivo10 software. This research made clear, among many other things, that training is associated both with organizational, performance and career goals. Regarding investment in technical and cross-functional training, it has been revealed that, generally, the objectives aimed with the two types of training are quite different, as the technical training seems to be closely associated with the work performance (know how), and the cross-functional training relates to the exchange / mobilization of expertise to improve work performance (know how to be). To this end, areas of business that are mainly engaged in production tend to bet more on technical training, and cross-functional training has proven to be an added value for companies whose activity relies mostly on the relationship with the public.