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Composition with complex data : a contribution on the mapping problem through practice-based research

Autor(es): Ransbeeck, Samuel Van

Data: 2015

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.14/20510

Origem: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Assunto(s): Sonification art; Algorithmic composition; Data; Information; Concept; Technology; Sonificação; Composição algorítmica; Dados; Informação; Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes; Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes; Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes


Descrição

Composition with complex data is a field of computer music composition/interactive art that uses extra-musical data from various sources like stock exchange data, weather data or seismic data. Despite the fascination that one can have in his exciting field of composition, there is still a lack of data management applications for artistic use. Hence, one is generally forced to create one’s own applications, at the expense of the time that should be spent in the artistic side of the work. As the technology can be part of the work but never the sole constituent, we decided to develop a toolbox, DataScapR, which allows artists to work easily with data, helping them in focusing on the artistic side. This toolbox will help the user to quickly advance beyond the technical development and focus on the artistic side of the project. This project consists of four components: a theoretical framework for sonification art, a state of the art and discussion on mapping techniques, the development of a sonification toolbox for composers who wish to use complex data (more specifically stock market data) as the source material for their music and a series of works as case studies to show the capabilities of the toolbox. Bringing theory and practice, art and technology together, this project can be seen as a practice-based one embedded within a theoretical framework.

Nesta dissertação, abordo o tema da sonificação em contexto artístico. Sonificação, a tradução de dados en sons, é um largo campo de investigação e existe todo o interesse na exploração deste domínio num contexto artístico. Esse projecto visa contribuir para a criação de um ramo teórico para a arte da sonificação e, em simultâneo, apresentar uma aplicação que facilite o uso de sonificação em contexto artístico. Com efeito, actualmente, existem poucas aplicações que permitam usar sonificação na composição musical de uma forma acessível. Por esta razão, um compositor pode ter que aplicar um tempo considerável no desenvolvimento de uma aplicação própria o que muitas vezes, pode ter um efeito prejudicial na criação da obra em si. Se o compositor tem que aplicar demasiado tempo no desenvolvimento tecnológico pode correr o risco de considerar a aplicação como sendo a obra em si, o que não é o caso: pode ser uma parte mas nunca a obra. Para combater o pequeno leque de aplicações acessíveis criei uma caixa de ferramentas, DataScapR, desenvolvido em Max, e disponibilizada para o público em geral. DataScapR é um projecto aberto: o utilizador pode estendê-lo livremente e adaptá-lo às suas necessidades. Todos os patches são comentados extensivamente para facilitar a sua edição e extensão. O uso prático de DataScapR é exemplificado através de Através de estudos de caso demonstrando que a sonificação pode ser uma prática interessante integrada num contexto artístico. Nesse projecto de doutoramento foco um tipo de dados especifico: dados da bolsa das acções. Isso vem dum interesse pessoal e no dinamismo inerente à bolsa. Sempre considerei a bolsa fascinante e penso que pode ser interessante para usar os dados para sonificação. A dissertação consiste em quatro partes. A primeira parte aborda questões teóricos: procuramos uma definição de arte de sonificação e integramos essa prática no contexto da composição. Tratamos da questão da natureza e definição de dados e como eles podem ser aplicados na música. Depois de construída uma base teórica, descrevemos o estado da arte. Nesse segundo capítulo descrevemos obras que usam sonificação como componente importante da própria existência e discutimos os diferentes métodos de mapping. Seguidamente, discuto o software existente bem como a necessidade duma nova aplicação. No terceiro capítulo apresento DataScapR, um dos componentes práticos do doutoramento. DataScapR é uma caixa de ferramentas para sonificação de dados da bolsa de acções. Assim, apresento os três módulos que permitem usar dados em tempo real e dados históricos. Os métodos de mapping são explicados e a estrutura interna dos patches é apresentada. Finalmente, no quarto capítulo apresento as obras realizadas usando DataScapR: For A Fistful Of Data (flauta de bisel), 4D Brokers (instalação), Vapourwaves (instalação), Mirage (obra sobre suporte). Para cada caso, apresento a obra, discuto a sua estrutura, os mappings utilizados e as questões técnicas e termino com uma avaliação da obra. No final do capítulo concluo com uma avaliação geral das peças. Na discussão final realizo uma avaliação do trabalho feito e aponto direcções para trabalho futuro. A dissertação é da caixa de ferramentas DataScapR, de quatro estudos de caso e dois blogs: datascapr.wordpress.com onde o DataScapR está disponível e sonifcationart.wordpress.com onde discuto vários projectos de sonificação. Esse projecto de doutoramento mostra apenas uma das posições possíveis em arte de sonificação e, por esta razão, deve ser considerado como uma abertura para novos caminhos a explorar.

Tipo de Documento Tese de doutoramento
Idioma Inglês
Orientador(es) Dias, António de Sousa
Contribuidor(es) Ransbeeck, Samuel Van
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