Detalhes do Documento

Práticas de consumo colaborativo e de economia da partilha : o caso de um grupo de boleias entre Porto e Lisboa

Autor(es): Rodrigues, Ana Catarina Aguiar

Data: 2017

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.14/23648

Origem: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Assunto(s): Partilha de boleias; Consumo colaborativo; Economia da partilha; Carsharing; Collaborative consumption; Sharing economy; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão


Descrição

O presente estudo enquadra-se na análise de práticas de consumo colaborativo e economia da partilha. Elegemos como objeto de estudo uma página de Facebook, o grupo fechado "Boleias: Porto-Lisboa ... e ... Lisboa-Porto!!”. Esta investigação teve como objetivos identificar os principais motivos subjacentes à partilha de boleias, bem como os valores associados a esta prática de consumo. Também foi analisado o impacto dos contextos em que o indivíduo se moveu ao longo da sua trajetória de vida e que possam influenciar as suas disposições para a partilha de boleias. Este estudo tem por base o cruzamento de um método quantitativo – a aplicação de um inquérito por questionário – com um método qualitativo – a realização de quatro entrevistas biográficas, que resultaram em quatro retratos sociológicos. A investigação encetada revelou que existem motivações diversas associados à partilha de boleias, desde as motivações económicas, de sociabilidade, ambientais até à solidariedade. Tanto os inquiridos como os entrevistados destacaram a poupança de custos como um fator preponderante na partilha de boleias. Por outro lado, conclui-se também, através da realização das entrevistas, que existem valores materialistas e pós-materialistas associados a esta partilha de boleias.

This thesis focus on the dynamics of collaborative consumption through the study of the Facebook community of carsharing "Boleias: Porto-Lisboa ... e ... Lisboa-Porto!!”. We want to identify the drivers of carsharing as well as the main values of this practice of consumption. We also measured the impact of individual’s history line on the decision of carsharing. We used two different methods: a quantitative one – query to the community users, and a qualitative one – bibliographic interviews that results in four sociological portraits. We found evidences that there are different types of motivations regarding the car sharing such us economic reasons, social needs, environmental awareness and solidarity to others. Both the respondents and interviewed ones highlight the costs saving as the main driver for this collaborative act. On the other hand, we conclude that exist materialistic and post-materialistic values regards the car sharing.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Coelho, Sandra Cristina Lima; Campos, João Luís Andrade Serra Moreira de
Contribuidor(es) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.