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Crianças autistas : envolvimento parental numa escola inclusiva

Autor(es): Pena, Ana Isabel Ferreira Guedes

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.14/7512

Origem: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Assunto(s): Autismo; Envolvimento parental; Escola; Autism; Parental involvement; School


Descrição

O Autismo (também conhecido como síndrome de Kanner ou autismo infantil) é um distúrbio do desenvolvimento humano que vem sendo estudado pela ciência há seis décadas, mas sobre o qual ainda permanecem, dentro do próprio âmbito da ciência, divergências e grandes questões por responder. Do Grego "autos" que significa "o próprio", acrescido do sufixo "ismo" que remete para uma ideia de orientação ou estado, o substantivo autismo indica, "latu sensu", uma condição ou estado de alguém que apresenta tendência para o alheamento da realidade exterior, a par de uma atitude de permanente concentração em si próprio. O autismo é considerado, hoje, como Perturbação Global do Desenvolvimento ou Perturbação Persuasiva do Desenvolvimento, revelando-se, a nível social, através de disfunções envolvendo a relação comunicacional e a nível individual, através de insuficiências afectivas e do jogo imaginativo, para além da realização de um número de actividades restritas e repetitivas. Estas perturbações, com sérias implicações a nível individual, familiar e social, tornaram-se um objectivo importante a nível investigativo, através da formulação de teorias diversas que tentam explicá-lo. Todas elas contribuem, de uma forma ou de outra, para uma melhor compreensão desta perturbação. Constitui, assim, um processo permanente de procura e descoberta conduzindo a diversas explicações que possibilitam um avanço lento, mas de certa forma seguro, no sentido da procura dos diferentes factores que estão na base das perturbações do espectro do autismo (quer se tratem de causas ou de elementos a eles associados). Ao longo dos anos, a questão das relações entre pais e professores tem vindo a ser assunto de reflexão por parte de muitos estudiosos no âmbito da educação, o que suscita divergência de opiniões. Neste estudo concluímos que o Envolvimento Parental com as Escolas tem múltiplos benefícios. Esta colaboração é eficaz para a família, para o membro da família portador de autismo e também para os profissionais envolvidos no processo educativo.

Autism (also known as Kanner’s syndrome or childhood autism) is a disorder of human development that has been studied by science for six decades, but over which, within the realm of science, disagreements and unanswered questions still remain. From the Greek "autos" meaning "own", and the suffix "ism", which refers to an idea or state of guidance, the noun indicates autism, "broad sense", a condition or state of someone who has a tendency to alienation of external reality, along with an attitude of constant concentration in itself. Nowadays, autism is considered to be a Development Global Disorder or a Development Persuasive Disorder, revealing itself, on a social level, through dysfunctions in the communication relationship; on an individual level, through emotional shortcomings and imaginative play, in addition to the completion of a number of restricted and repetitive activities. Over the years, the question of relations between parents and teachers has been the subject of discussion by many scholars in education, raising disputes. This study concluded that parental involvement with schools has multiple benefits. This collaboration is effective for the family, the family member with autism and for professionals involved in the educational process.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Ponte, Filomena Ermida Figueiredo Branco da
Contribuidor(es) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
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