Detalhes do Documento

Relatório de estágio

Autor(es): Brito, Marisa Bermudez

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.14/7568

Origem: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Assunto(s): Enfermagem; Psiquiatria; Relação terapêutica; Saúde mental; Nursing; Psychiatry; Therapeutic relationship; Mental health


Descrição

Este relatório teve como objectivo a análise reflexiva das competências adquiridas e desenvolvidas durante a unidade curricular estágio, inserida no curso de especialização em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica, servindo de documento de avaliação para a obtenção do título de mestre na referida área. O estágio foi repartido em três módulos que abrangeram as áreas da promoção de estilos de vida, diagnóstico e prevenção, intervenção na crise do adulto e reabilitação psicossocial. Transversal ao percurso, foi a utilização de técnicas de relação de ajuda, reconhecendo que são a ferramenta por excelência em enfermagem em saúde mental e psiquiátrica. No módulo I integrei o Projecto “Noite Saudável” da Organização Não Governamental, Médicos do Mundo, uma organização de ajuda internacional. Pude prestar cuidados de saúde primários, à população utilizadora do projecto, maioritariamente pessoas sem-abrigo, compreendendo as suas vulnerabilidades específicas. Os resultados incluíram o estabelecimento de relações terapêuticas, sendo limitados pelas dificuldades específicas do trabalho com esta população, caracterizado por contactos esporádicos e muitas vezes únicos. No módulo II estagiei na Urgência Psiquiátrica do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL), prestando cuidados a utentes e famílias em situação de crise. Neste contexto pude trabalhar entre vários conteúdos, o acolhimento do utente e a gestão do ambiente terapêutico, com ganhos evidentes na saúde dos indivíduos, já que desempenham um papel fundamental, afectando os processos cognitivos, emocionais e físicos dos indivíduos. No módulo III pude integrar a equipa multidisciplinar do Hospital de Dia do CHPL, desenvolvendo actividades de acompanhamento terapêutico em grupo e treino de competências sociais, entre outras, contribuindo para a recuperação e reabilitação social dos utentes que frequentam o Hospital de Dia. A conjugação entre os conhecimentos teóricos com a prática clínica e a reflexão sobre a mesma, permitiram a construção de uma identidade profissional como enfermeira especialista de saúde mental e psiquiátrica num processo dinâmico de aprendizagem.

The purpose of this report is the reflexive analysis of the skills acquired and developed during the clinical practice in mental health and psychiatry specialization course, serving as the document that will be object of evaluation for the attainment of masters’ degree in the referred area. The clinical practice period was divided in three areas, lifestyles promotion, diagnostic and prevention, adult crisis intervention and psychosocial rehabilitation. The use of therapeutic relationship techniques was transversal in this route, recognising that they are the excellence tool in mental health and psychiatry nursing. In I module, I could integrate the “Healthy Night” Project, of the non-governmental organisation, Doctors of the World, an international aid organisation. I could give primary care to homeless people, knowing their specific vulnerabilities. The results included the establishment of therapeutic relationships and where limited by the specific difficulties of the work with this population, characterized with sporadic and single contacts. In II module, I worked in the psychiatric emergency of de Lisbon Psychiatric Center (CHPL), giving care to individuals and families in crisis. I develop specific work in admission and managing the therapeutic environment, contributing to health gains, as they play a significant role in individual functioning, affecting cognitive, emotional and physical processes. In module III, I could integrate the multidisciplinary team of CHPL, Day Hospital, developing therapeutic group activities and training of social skills, among others, promoting the recovery and social rehabilitation of the people who frequented day hospital. The gathering between theorical knowledge and a reflexive clinical practice, allowed the building of a professional identity as a specialized nurse in mental health and psychiatry in a dynamic learning process.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Seabra, Paulo Rosário de Carvalho
Contribuidor(es) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
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