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The use of knowledge management in the Portuguese footwear industry

Autor(es): Duarte, Ana Amorim

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.14/7873

Origem: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa


Descrição

The goal of this thesis is to show if knowledge management is competitively present in the strategies of the top managers of the Portuguese Footwear Industry, contributing potentially to the creation of competitive advantages. With literature review findings and its discussion, a framework is proposed, to allow the identification of knowledge management by companies, with a strategic focus. This framework builds on the characteristics of three strategic models: Resource-Based View, Knowledge-Based View and Dynamic Capabilities, which can be applied to assess if knowledge is being managed strategically. Using this framework, the interview’s key questions are defined in order to determine if the interviewed companies are managing knowledge strategically, and in which strategic model best explains the companies’ strategies. With seven open questions, interviews to the managers of six of the most historic and important footwear factories in the city of São João da Madeira, known as the “Portuguese Footwear Capital”, are conducted. Crossing the answers with the framework built, made it possible to realize that the six companies’ strategic model fits in Dynamic Capabilities framework. Of the three models, Dynamic Capabilities is the one that gathers the more characteristics of the strategies followed by the interviewed companies, since all companies are very flexible, fast in reaching the market with new innovations and trends. This work concludes that knowledge management is applied strategically, and an apparent enabler of the competitiveness of these companies within a fast changing industry. This work also concludes that these essentially family-owned firms ensure, through knowledge management, that the expertise and knowledge acquired with years of experience does not get lost with the personnel changes and is applied to improve its value chain, to make them more innovative and maintain their competitiveness in the footwear market.

O objectivo desta tese é demonstrar se a gestão do conhecimento está competitivamente presente nas estratégias dos gestores de topo da indústria portuguesa do calçado, contribuindo potencialmente para a criação de vantagem competitiva. Com as conclusões do estado da arte e a sua discussão, um framework de análise é proposto, de forma a permitir identificar se as empresas fazem uma gestão estratégica do conhecimento. Este framework consiste nas características dos três modelos estratégicos: resource-based view, knowledge-based view e dynamic capabilities, que possibilitam que este framework seja aplicado no sentido de avaliar se o conhecimento está a ser gerido de forma estratégica. Através deste framework, as perguntas chave das entrevistas foram definidas, permitindo determinar se as empresas entrevistadas estão a usar a gestão do conhecimento estrategicamente, e qual é o modelo que melhor explica a estratégia das empresas. Com as sete perguntas abertas, as entrevistas aos gestores de seis das mais históricas e importantes fábricas da cidade de São João da Madeira, também conhecida como a “Capital do Calçado”, foram realizadas. Cruzar as respostas com o framework, possibilitou concluir que o modelo estratégico da framework que melhor explica a estratégia das empresas é o dynamic capabilities. Dos três modelos, dynamic capabilities é o que reúne mais características das estratégias seguidas pelas empresas entrevistadas, pois todas são flexíveis e rápidas a entrar no mercado com as novas tendências e inovações. Esta tese conclui que a gestão do conhecimento é feita estrategicamente, tornando-se um facilitador de competitividade destas empresas, de uma indústria em constante e rápida mudança. Esta tese também conclui que estas empresas familiares asseguram, através da gestão do conhecimento, que o seu conhecimento adquirido com anos de experiência não se perde com as mudanças de pessoal, e é aplicado de forma a melhorar a sua cadeia de valor, tornando-os mais inovadores, mantendo assim a sua vantagem competitiva na Indústria do Calçado.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Inglês
Orientador(es) Amaral, Paulo Cardoso do
Contribuidor(es) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
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