Detalhes do Documento

'Tásse' a ler no Vale do Minho : promoção do livro e da leitura nas Bibliotecas do Vale do Minho

Autor(es): Silva, Sandra Isabel da Rocha

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.14/9082

Origem: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Assunto(s): Promoção da leitura; Biblioteca; Literacia; Insucesso escolar; Promotion of reading; Library; Literacy; School failure


Descrição

O presente trabalho surge no âmbito do projecto “Tásse” a Ler, cujo objectivo primordial é combater a iliteracia em jovens, dos cinco concelhos do Vale do Minho, cujo risco de insucesso e abandono escolar é por demais evidente. Nos dias de hoje, em que as novas tecnologias ocupam um lugar de destaque nesta sociedade chamada “sociedade da informação” e o livro tende a ser preterido em relação a estas, torna-se muito importante promover acções que incentivem os jovens à leitura contribuindo para a sua literacia e para o seu crescimento pessoal e intelectual. Para que este projecto resulte importa demonstrar que a interacção do livro com as tecnologias e os multimédia é possível e que adquirindo competências em literacia da informação e da leitura os níveis de êxito escolar aumentam. Com este trabalho, pretende-se contribuir para a criação de hábitos de leitura, designadamente entre a população escolar do 3º ciclo, de modo a promover a alfabetização, literacia e formação contínua dos jovens, de forma a aumentar o seu êxito escolar. Para além disso, chama-se a atenção para o papel que as Bibliotecas, quer escolares quer municipais, desempenham como promotoras do livro e da leitura e como mediadoras no acesso, processamento e uso da informação.

This work comes under the project "Tásse" a Ler, whose primary objective is to combat illiteracy in young people, the five districts of the Minho Valley, whose risk of failure and dropout is all too evident. Today that new technologies occupy a prominent place in this society called "information society" and the book is always neglected in the latter case, it is very important to promote measures that encourage young people to contribute to their reading literacy and for his intellectual and personal growth. For all this we must show that the result of interaction with the book and multimedia technologies is possible that acquiring skills and information literacy and reading levels of academic achievement increases. This work is intended to contribute to the establishment of reading habits, particularly among school students in the 3rd cycle in order to promote literacy, literacy and training of young people in order to increase their academic achievement. In addition, calls attention to the role that libraries, either municipal or school, play as promoters of books and reading and as mediators in accessing, processing and use information.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Gonçalves, Albertino José Ribeiro
Contribuidor(es) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.