Autor(es): Carvalho, Joâo Miguel Pires de
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/15278
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Humanos virtuais; captura de movimento; animação
Autor(es): Carvalho, Joâo Miguel Pires de
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/15278
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Humanos virtuais; captura de movimento; animação
Este projecto enquadra-se no desenvolvimento da plataforma IViHumans, que suporta a representação de Humanos Virtuais Inteligentes inseridos em ambientes virtuais. Neste contexto é fundamental conceber modelos de humanos virtuais credíveis e animados para povoar esses mundos sintéticos, uma tarefa que exige um esforço de modelação considerável e um consumo de tempo significativo. Adicionalmente, é importante dominar a ferramenta de modelação 3D com que se trabalha, e ter um bom desempenho artístico na sua utilização. Com o intuito de tornar esta tarefa menos trabalhosa para o animador, foi concebida uma abordagem semi-automática para a aplicação de animações idênticas a diferentes modelos de humanos virtuais. A solução desenvolvida facilita a tarefa do animador, mas não dispensa a sua intervenção para proceder a pequenos ajustes, sendo por isso “semiautomática”. Foi implementada no Autodesk 3D Studio Max 2010, recorrendo às suas capacidades de modelação e `a linguagem interna de scripting desta ferramenta.