Detalhes do Documento

PERSONAGENS VIRTUAIS EM AMBIENTES VIRTUAIS (PLATAFORMA IVIHUMANS)

Autor(es): Carvalho, Joâo Miguel Pires de

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/15278

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Humanos virtuais; captura de movimento; animação


Descrição

Este projecto enquadra-se no desenvolvimento da plataforma IViHumans, que suporta a representação de Humanos Virtuais Inteligentes inseridos em ambientes virtuais. Neste contexto é fundamental conceber modelos de humanos virtuais credíveis e animados para povoar esses mundos sintéticos, uma tarefa que exige um esforço de modelação considerável e um consumo de tempo significativo. Adicionalmente, é importante dominar a ferramenta de modelação 3D com que se trabalha, e ter um bom desempenho artístico na sua utilização. Com o intuito de tornar esta tarefa menos trabalhosa para o animador, foi concebida uma abordagem semi-automática para a aplicação de animações idênticas a diferentes modelos de humanos virtuais. A solução desenvolvida facilita a tarefa do animador, mas não dispensa a sua intervenção para proceder a pequenos ajustes, sendo por isso “semiautomática”. Foi implementada no Autodesk 3D Studio Max 2010, recorrendo às suas capacidades de modelação e `a linguagem interna de scripting desta ferramenta.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Cláudio, Ana Paula
Contribuidor(es) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados