Autor(es):
Quintanilha, Cristiane Veneza, 1976-
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/17824
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Ensino do desenho; Consciencialização; Artes visuais; Valores morais; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
Descrição
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino das Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2014
O desenho, enquanto disciplina, deve refletir uma estratégia de ensino, bem como o processo de aprendizagem e estruturação do pensamento humano, visual e exploratório, de forma a originar a resolução de problemas ou ideias. Todo este processo de ensino procurou desenvolver e estimular os conhecimentos teórico e práticos, do desenho, mas também a capacidade de análise e reflexão crítica, considerando o desenho como um elemento essencial na formação dos alunos na área das Artes Visuais, um recurso pedagógico necessário ao desenvolvimento individual e intelectual, e ao conhecimento dos sentidos. O plano das aulas procurou articular o programa de Desenho A às novas tecnologias, estimulando a seu utilização e alertando para a sua má utilização através de uma formação assente em valores morais, éticos e sociais.
The Art of drawing, as a school subject, should reflect an educational strategy, as well as the learning process and the structuralization of the human mind, visual and exploratory, in order to originate problem solving capabilities and ideas. This whole teaching process strive to develop and stimulate the theoretical and practical knowledge, of the art of drawing, and also the capability of analysis and critical reflection, considering the art of drawing as an essential element of the students educational path in the Visual Arts area, a necessary pedagogic resource to the personal and intellectual development, and to the understanding of the senses. The classes lesson plan was based on the articulation of the program of “Desenho A” with the new technologies, stimulating its use and alerting to its bad application through an education based on moral, ethical and social values.