Autor(es):
Alves, Ana Raquel Romão
Data: 2015
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/18317
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Comunicação visual - Aspectos psicológicos; Guerra do Iraque (2003-2011) - Prisioneiros e prisões dos americanos; Fotografia de guerra - Aspectos sociais; Tortura - Na arte; Violência - Na arte; Scheuring, Paul - The Experiment - História e crítica; Teses de mestrado - 2015
Descrição
Na desordem da Guerra no Iraque, o escândalo de Abu Ghraib veio à tona sob a forma de fotografias. Estas ilustravam cenas de detidos a ser torturados e humilhados por membros da Polícia Militar dos Estados Unidos que estavam encarregues de os supervisionar. A tese ambiciona reflectir acerca da forma como estas fotografias influenciaram representações de terror, tortura e violência na cultura visual ocidental, no contexto da “War on Terror”. O filme The Experiment (2010) será analisado como caso de estudo. Temas comuns entre filme e fotografias serão justapostos: padrões de poder e controlo, desumanização do “outro”, ansiedades relativamente à vigilância e a ideia de retaliação será examinada e analisada. De forma a dar ênfase à influência do escândalo de Abu Ghraib e a “War on Terror” no filme The Experiment, será também feita uma comparação com a versão original alemã de 2001, Das Experiment. Esta comparação visa sublinhar o contraste entre dois pontos de vista cinematográficos, antes e depois da circulação das infames fotografias, ajudando assim a entender a influência destas imagens no filme de 2010. Outros exemplos de trabalhos artísticos que representam terror, tortura e violência depois da “War on Terror” serão também apresentados, de forma a oferecer um contexto mais aprofundado à análise. As obras de Fernando Botero (pinturas), Martha Rosler (colagens), Regina José Galindo (performance), Luke Moran (filme) e Jonathan Hobin (fotografia) serão examinadas. A natureza intermedial da tese poderá permitir-nos perceber os efeitos da “War on Terror”, e, especificamente, das fotografias de Abu Ghraib, em novas representações de terror, tortura e violência emergentes na cultura visual ocidental.
Abstract: In the turmoil of the Iraq War, the Abu Ghraib scandal leaked through in the form of photographs depicting scenes of detainees being tortured and humiliated by members of the U.S. Military Police which were entrusted to guard them. The thesis aims to reflect on the way these photographs, have influenced representations of terror, torture and violence, in western visual culture, in the context of the “War on Terror”. The film The Experiment (2010) will be analyzed as a case in point. Common motifs between film and photographs will be juxtaposed: patterns of power and control, dehumanization of the “other”, anxieties towards surveillance and the idea of retaliation in kind will be examined and analyzed. In order to better highlight the influence of the Abu Ghraib scandal and the “War on Terror” on the film The Experiment, a comparison will also be made with the original 2001 German version, Das Experiment. This comparison aims to highlight the contrast between the two cinematic points of view, before and after the circulation of the infamous photographs, thus helping to understand the influence of these images in the 2010 film. Further examples of art/media works representing terror, torture and violence after the “War on Terror” will also be presented, as a way to offer a wider background to the analysis. Works by Fernando Botero (paintings), Martha Rosler (collage), Regina José Galindo (performance), Luke Moran (film) and Jonathan Hobin (photograph) will be examined. The inter-medial nature of the thesis will hopefully allow us to understand the effects of the “War on Terror”, and the Abu Ghraib photographs in specific, in new representations of terror, torture and violence emerging in western visual culture.