Detalhes do Documento

A censura sem limites : as práticas de censura no cinema e seus ecos na contemporaneidade demográfica luso-brasileira (1930-1950)

Autor(es): Zanoni, Fábio de Godoy del Picchia

Data: 2015

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/18433

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Teses de doutoramento - 2015


Descrição

Tese de doutoramento, Educação (História da Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015

A narrativa que ora se apresenta resulta da investigação genealógica da constituição do ser do espectador ao longo do arco temporal que vai de 1930 até 1950 no Brasil e em Portugal. Na esteira das balizas fornecidas pela teorização foucaultiana, pretendo auscultar como a produção da experiência cinematográfica é inseparável da formulação e circulação de discursos de proveniências diversas. Isso significa que o espectador não será desenhado nas páginas que se seguem como um sujeito construído tão somente no contato com os filmes. Muito ao contrario. O que está em jogo é o esforço para trazer à baila os processos históricos ligados à constituição de uma modalidade de ser específica. Por isso, julgo fulcral um novo tipo de endereçamento à censura, uma vez que ela não pode ser explicada a contento apenas pelos meios negativos empregados, mas, sobretudo, pelos objetivos políticos alcançados.

The narrative presented here results from the genealogical research of the constitution of the spectator over the time span ranging from 1930 to 1950 in Brazil and Portugal. Following the course of balises provided by Foucault's theory, I intend to auscultate how the production of the cinematographic experience is inseparable from the formulation and circulation of speeches from various sources. This means that the spectator will not be drawn on the following pages as a subject constructed solely in contact with films. Quite the contrary. What is at stake is the effort to bring up the historical processes involved in setting up a specific modality of being. So, I judge it is central a new type of address to censorship, since it can not be explained satisfactorily only by negative means employed, but mainly by political objectives achieved.

Tipo de Documento Tese de doutoramento
Idioma Português
Orientador(es) Ó, Jorge Ramos do, 1962-
Contribuidor(es) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo