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As dificuldades dos alunos em tarefas envolvendo gráficos de funções afins no 8º ano de escolaridade

Autor(es): José, Ana Alexandra Gonçalves, 1984-

Data: 2015

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/23388

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Funções (Matemática); Representação gráfica; Dificuldades; Sala de aula; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015


Descrição

Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Matemática, Universidade de Lisboa, 2015

Este relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Matemática, a partir de um estudo sobre prática letiva supervisionada, no ano de 2014/15. Incidiu no domínio de Funções, Sequências e Sucessões, no tema acerca de Gráficos de Funções Afins, trabalhando com uma turma de 8.° ano de escolaridade da E. S. D. Luísa de Gusmão. Tem como objetivo compreender as principais dificuldades dos alunos na resolução de tarefas envolvendo gráficos de funções afins. Procurei compreender que estratégias os alunos utilizam na resolução de tarefas que envolvem gráficos desse tipo de funções, que dificuldades revelam na construção e interpretação desses gráficos e, que dificuldades evidenciam na representação algébrica de gráficos de funções afins. Baseada numa metodologia qualitativa, utilizei como instrumentos na recolha de dados a observação de aulas com apoio de gravação áudio, a análise documental, e a realização de entrevistas semiestruturadas a cinco alunos da turma. As aulas e as tarefas realizadas com os alunos contemplaram exercícios, problemas e explorações. Os alunos foram avaliados recorrendo à observação e questionamento durante as aulas, à análise das suas produções escritas dentro e fora da sala de aula e através de uma Questão de aula. A análise dos dados evidencia que os alunos recorrem a estratégias gráficas e algébricas na resolução de tarefas acerca de gráficos de funções afins. Há evidência de dificuldades na construção e interpretação de gráficos dessas funções, por exemplo, na escolha de escalas, na identificação de eixos, na marcação de pontos e no próprio traçado do gráfico. Evidenciaram-se também dificuldades no cálculo do declive de uma reta a partir dos gráficos. Nas representações algébricas os alunos têm dificuldades na sua construção e análise, nomeadamente, na identificação do declive e na determinação da ordenada na origem de uma reta. Manifestaram ainda dificuldades na transição entre diferentes tipos de representações.

This thesis was developed within the scope of the Masters in Teaching Mathematics and is based on the study of the supervised practical lectures for the year 2014/15. The study used an 8th-year class from E.S.D Luísa Gusmão and focused on the subjects of Functions, Sequences and Successions, Affine Functions Graphics. The objective is to understand the students’ main difficulties while solving problems that covered the subject of affine functions. I have tried to understand the types of problem-solving strategies that students use to interpret and solve affine function graphics, graphic plotting and in the algebraic representation of affine function plots. Based on a qualitative methodology, I have used the observation of classes, audio recordings, document output analysis and semi-structured interviews with five students. The tasks performed in the classes were focused on problem-solving exercises and coursework exploration. The students were evaluated using observation and interrogation during classes, the analysis of written outputs and a Questão de aula. The results data analysis shows that students use graphic and algebraic approaches in their problem-solving strategies when presented with affine function problems. Difficulties were observed when constructing and understanding the affine function plots, for instance, on the axis scale, axis identification, plotting data points and plotting the function lines. Other difficulties were also observed in computing the slope of functions using a graphical approach. In the algebraic representations, the students showed difficulties in their construction and analysis, namely, identifying the slope and the y-intercept of the function. Furthermore, they showed difficulties in the transitions between the different types of representations.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Guimarães, Henrique Manuel, 1951-2022; Rodrigues, José Francisco, 1956-
Contribuidor(es) Repositório da Universidade de Lisboa
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