Detalhes do Documento

O valor preditivo da consciência fonológica e do reconhecimento de letras na aprendizagem da leitura : um estudo longitudinal com alunos da educação pré-escolar até ao 3º ano de escolaridade

Autor(es): Moreira, Joana Sarmento

Data: 2016

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/27166

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Consciência fonológica - Na criança; Reconhecimento de palavras; Leitura; Fluência; Compreensão textual; Teses de mestrado - 2016; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia


Descrição

Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016

A leitura é uma aprendizagem imprescindível para a formação pessoal e social. Por esta razão, torna-se pertinente compreender quais são as competências iniciais que uma criança deverá desenvolver para garantir que esta aprendizagem seja bem sucedida. A literatura aponta para diversos preditores do desenvolvimento da leitura, entre os quais a consciência fonológica e o reconhecimento de letras que têm um papel crucial nos primeiros anos de escolaridade. Neste sentido, este estudo pretende aprofundar o conhecimento sobre o valor preditivo da consciência fonológica e do conhecimento de letras no desenvolvimento da leitura em Português Europeu, controlando variáveis relacionadas com inteligência não-verbal e competências visuo-espaciais. Trata-se de um estudo longitudinal que examinará 75 participantes em diversos momentos, inicialmente aquando da sua frequência na Educação Pré-Escolar e depois no decorrer do 1.º Ciclo (1.º, 2.º e 3.º Ano). O facto de este estudo iniciar-se com idades tão precoces procura ser uma resposta à escassez de investigações realizadas com crianças do Ensino Pré-Escolar, no que diz respeito a competências precoces que possam ter um papel fulcral nas primeiras fases de aprendizagem da leitura. Os resultados indicam que o reconhecimento de letras tem um impacto na fluência de leitura de texto nos 1.º e 2.º anos de escolaridade assim como a consciência fonológica que tem um impacto sobretudo no 2.º ano. Quanto à compreensão leitora no final do 2º e do 3º ano, é influenciada pela fluência leitora de texto avaliada no mesmo momento e também pelo reconhecimento de letras embora com menor peso.

Reading is an essential learning process for personal and social education. So, it will be particularly relevant to understand the required initial key skills that a child has to develop to ensure his or her learning as a successful process. Existing literature points to several predictors of reading development and amongst these are: (1) phonological awareness and (2) letter knowledge, which have a crucial role in the early years of learning to read. Thus, this study aimed to deepen the knowledge about the predictive value of phonological awareness and letter knowledge in reading development in European Portuguese, controlling variables related to non-verbal intelligence and visuospatial abilities. It is a longitudinal study on 75 participants at various times, initially when attending pre-primary school and afterwards during the primary school (1st, 2nd and 3rd year). In its initial phase, this study involves very young children and so seeks to be a response to the scarcity of research carried out with children attending preschool education, with the aim to examine early skills that may have a key role at early stages of learning to read. The results indicate that letter knowledge has an impact on text-reading fluency in the first and second years of schooling as well as phonological awareness which has an influence in the second year. As far as reading understanding and comprehension at the end of the second and third year is concerned, this ability is influenced by text reading fluency evaluated at the same time and also by letter knowledge, though with less importance.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Verhaeghe, Arlette, 1951-
Contribuidor(es) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo