Detalhes do Documento

A aprendizagem do processador de texto e a inovação curricular : construção de um ebook por alunos do 9º ano do ensino básico

Autor(es): Simões, Maria Cristina Nobre, 1980-

Data: 2015

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/28240

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Processamento de texto; Tecnologias da informação e da comunicação; Inovação curricular; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Descrição

Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015

No presente relatório descreve-se o projeto de intervenção pedagógica decorrido durante a Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Informática da Universidade de Lisboa. A sua implementação ocorreu numa Escola Secundária, teve a duração de 5 blocos de 90 minutos cada, numa turma de 9º ano, na disciplina de Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação. O projeto implementado teve um caráter interdisciplinar e visou a articulação das disciplinas de ITIC e Português, na consolidação dos conhecimentos relativos aos conteúdos curriculares Processamento de Texto e “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente. Adotou-se a metodologia de trabalho de projeto, que constitui uma ferramenta de trabalho pedagógico, potenciadora do desenvolvimento, nos alunos, de competências de conhecimento, de raciocínio, de comunicação e de colaboração, que a sociedade da informação actualmente exige. Os recursos didáticos disponibilizados aos alunos foram criados especificamente para o efeito. A avaliação foi essencialmente formativa e qualitativa e incidiu, essencialmente, na observação, análise das produções dos alunos e das suas interações nas aulas e intervenções online. Através do cenário criado inferiu-se que os objetivos de aprendizagem foram atingidos, permitindo a consolidação de conhecimentos e o desenvolvimento de competências nos alunos. O processo de ensino-aprendizagem visou a criação de ambientes de aprendizagem significativos e contextualizados, revelando uma maior aplicabilidade das ferramentas TIC.

This report describes the pedagogical intervention project that took place during the Supervised Teaching Practice of the Masters in Teaching Informatics at the University of Lisbon. Its implementation occurred in a Secondary School, during 5 blocks of 90 minutes each, as part of the discipline of Introduction to Information and Communication Technologies for 9th graders. The implemented project had an interdisciplinary character and aimed at the articulation of the disciplines of ITIC and Portuguese, in the consolidation of the knowledge of curriculum content Word Processing and "Auto da Barca do Inferno", Gil Vicente. I adopted the project based learning approach, which is a pedagogical work tool, potentiating in students the development of knowledge, reasoning, communication and collaboration skills, such as the information society currently requires. The educational resources available to students were created specifically for this purpose. The evaluation was essentially formative and qualitative and focused essentially on observation, analysis of the productions of the students and their interaction in class and online interventions. Through the scenario created it was inferred that the learning purposes were achieved, allowing the consolidation of knowledge and development skills in students. The teaching-learning process aimed the creation of meaningful and contextualized learning environments, revealing a greater sense of applicability of ICT tools.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Chagas, Isabel, 1952-
Contribuidor(es) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.