Autor(es):
Martins, Célia Raquel Pestana 1987-
Data: 2016
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/28244
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Oralidade; Abordagem comunicativa; Língua inglesa - Estudo e ensino; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Descrição
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol do 3º Ciclo no Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016
This report deals with the importance of oral skills in the English as a Foreign Language classroom. The project was developed in a Portuguese school in downtown Lisbon, with a group of ninth grade students. At the time, students were being prepared to take an English exam by Cambridge. This exam, called the Preliminary English Test (PET), would determine the level of the students and grant (or not) a B1 level certificate. The activities that were developed during this period consisted of introducing certain techniques based on Casamassima & Insua (2015). These techniques were introduced based on the objective that the students could have a template or organizational technique that would subsequently allow them to direct their focus on content, given that the organizational structure was managed. Other activities included role-play, PET exam type simulations, listening to a guest speaker and recording of certain group activities. The report provides an overview of the classes and activities as well as a discussion about the difficulties encountered as well as possible solutions. Given a few decisions by outside entities, this report has taken a turn which led to a focus on some political aspects which underline the process. The conclusions reached during this time were that these techniques allowed students to redirect their attention to content rather than organization. With this, there was a noticeable improvement in the majority of the students who were able to follow the techniques with ease and allow their speech to flow more freely than before. Another conclusion that this project revealed was about the importance of the actual use of the English language in the classroom, with little or no use of the mother tounge. With the implementation of this strategy, students gave their best and felt confident when speaking.
Este relatório aborda a importância da oralidade no Ensino de Língua Estrangeira (Inglês). Este projeto foi desenvolvido numa escola Portuguesa em Lisboa com um grupo de alunos do nono ano. No momento de desenvolvimento, os alunos preparavam-se para realizar um exame proposto pela Cambridge. Este exame, denominado de Preliminary English Test (PET), determinaria o nível de Inglês dos alunos, obtendo (ou não) um certificado de nível B1. As atividades que foram desenvolvidas durante este período consistiam em introduzir determinadas técnicas com base em Casamassima & Insua (2015). Estas técnicas baseavam-se no facto de que os alunos pudessem ter um modelo ou técnica organizacional que permitia ao aluno direcionar o seu foco no conteúdo, uma vez que a estrutura organizacional estava gerida. Outras atividades incluíram role-play, simulação do exame PET, ouvir um convidado e registo de gravação de algumas atividades de grupo. Este relatório fornece uma visão geral das aulas e atividades bem como uma discussão sobre as dificuldades e possíveis soluções encontradas ao longo do processo de aprendizagem. Dadas algumas decisões por entidades externas, este relatório tomou um rumo que levou a um foco em alguns aspetos políticos que sublinham o processo. As conclusões a que se chegou surgem relacionadas com o facto de as técnicas desenvolvidas terem permitido aos alunos redirecionar a sua atenção para o conteúdo em vez de se preocuparem com a organização. Por conseguinte, houve uma melhoria notável na maioria dos estudantes que se mostraram capazes de seguir as técnicas com facilidade e que, por sua vez, permitiu que o seu discurso fluísse de uma forma mais natural do que antes se havia verificado. Outra conclusão a que se chegou devido a este projeto prende-se com a importância do uso real da língua Inglesa na sala de aula, com pouca ou nenhuma utilização da língua materna. Com a implementação desta estratégia, os alunos deram o seu melhor e sentiram-se realizados e motivados.