Detalhes do Documento

A plataforma Moodle numa escola secundária : um estudo de opinião e uso

Autor(es): Neto, Paula Cristina do Carmo, 1966-

Data: 2017

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/29502

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Moodle; Recursos educativos; Recursos digitais; E-learning; B-learning; Teses de mestrado - 2017; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Descrição

Dissertação de mestrado, Tecnologias e Metodologias em e-Learning, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Faculdade de Ciências, 2017

Este é um estudo sobre a plataforma Moodle, que começa no ano letivo 2006/2007, ano em que o Ministério da Educação resolve investir na formação nas escolas, de forma a que tenham acesso a um ensino mais modernizado e a uma maior utilização das TIC. Este projeto tem como objetivo o estudo, num agrupamento de escolas de Lisboa, da evolução do uso da plataforma, segundo a opinião dos que dela essencialmente se serviram: os professores e os alunos. Fundamentalmente, pretende-se dar a conhecer a evolução da plataforma Moodle neste agrupamento. Estes dados visam ajudar a comunidade escolar a compreender todo um desenvolvimento do uso da plataforma, tentar que sirva como algum apoio para que alguns obstáculos possam ser mais facilmente ultrapassados, e permitir perceber os benefícios que esta plataforma poderá trazer, nomeadamente no contributo a diferentes abordagens pedagógicas. Para alcançar este objetivo foram realizados questionários, analisados dados da sua utilização e entrevistas em que os principais utilizadores deste tipo de plataforma, docentes e discentes, deram as suas opiniões, contribuindo assim para uma reflexão e algumas das conclusões deste trabalho. Foi utilizada uma metodologia mista em que dentro de uma perspetiva qualitativa, compreender o que está a acontecer é o mais importante, recorrendo no entanto quando necessário ao quantitativo, de recolha e análise de dados sobre a utilização da plataforma, para que se possam estudar e retirar conclusões. Os resultados permitiram, com a participação dos principais interessados, um desfecho em que algumas conclusões puderam ser retiradas, contribuindo para que seja possível um futuro melhoramento do uso da plataforma ou no fundo, de novas plataformas que possam surgir.

This is a study about the Moodle platform, starting from the school year 2006/2007, year in which the Ministry of Education decides to invest with training in schools so that they have access to a more modernized education and increased use of ICT. This project aims at the study, on a group of schools in Lisbon, of changes in the use of the platform, according to the opinion of those who have used it: teachers and students. In essence, it was intended to raise awareness about the difficulties and barriers that exist even today, with the Moodle platform in this context. This study aims to help the school community to understand the platform development, as a support, so that these obstacles can be more easily overcome and benefits can be perceived, namely contributing to different pedagogical approaches. This objective was achieved through the application of questionnaires and interviews, in which the main subjects of this kind of platform, teachers and students, gave their opinions, thus contributing to a reflection and some of the conclusions of this work. A mixed methodology was adopted which in a qualitative perspective, to understand what is happening is the most important, using however when necessary the quantitative perspective, collecting and analyzing data allowing to draw conclusions. The results, with the participation of those involved in its use allowed some conclusions, and contributes to a future improvement of the use of this platform or new platforms that may arise.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Chambel, Maria Teresa Caeiro, 1965-; Miranda, Guilhermina Lobato
Contribuidor(es) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.