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How does handwriting of letters affect mirror-image discrimination?

Autor(es): Corbal, Maria Luísa da Silva

Data: 2017

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/30365

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Escrita - Aspectos cognitivos; Processos perceptomotores - Aspectos fisiológicos; Cognição na criança; Jogos de vídeo; Interacção homem-computador; Neurociências cognitivas; Teses de mestrado - 2017; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia


Descrição

We explored whether training motor actions that match letter motor representations, supposedly supported by the dorsal visual stream, would contribute to mirror-image discrimination in tasks supported by the ventral visual stream, especially of letters for which orientation is the only feature that can assist discrimination, i.e., reversible letters. Two groups of preliterate children trained motor actions during 20, 20-min daily sessions, in tablet games developed specifically for this study following human-computer interaction principles. Six children played the draw game, tracing and copying letters, and five children played the contact game (the control game) by moving the letters from an initial to a target point. Two reversible letters (d; p), two non-reversible (e; k), and two symmetrical letters (o; x) were used in both games. To evaluate the impact of motor training on orientation processing, children performed independent tasks before and after the training: a four-alternative forced-choice task with letters, and same-different matching tasks with letters and geometric shapes. Children’s performance in the games suggests that letter motor representations have emerged but only when the trained motor actions matched the letter shape (i.e., in the draw game) and they were more important for reversible than for non-reversible or symmetrical letters. The difficulty in mirror-image discrimination found in the four-alternative forced-choice task provide an original contribution showing that this difficulty is not specifically due to the working memory demands of the tasks in which it occurs. The results in the same-different tasks suggest that children became more sensitive to plane-rotation contrasts because in both games they had contact with letters differing by that contrast (i.e., d-p). Finally, when we compared both groups’ performance in the independent tasks before and after the training, no significant differences were found. Therefore we could not confirm, or refute, the importance of training motor actions that match letter motor representations on mirror-image discrimination.

Investigámos se o treino de acções motoras correspondentes à representação motora de letras, supostamente suportado pela via visual dorsal, contribui para a discriminação de imagens em espelho em tarefas suportadas pela via visual ventral, em particular de letras cuja orientação é a única característica que permite a sua discriminação, i.e., letras reversíveis. Dois grupos de crianças pré-letradas treinaram acções motoras com letras durante 20 sessões diárias de 20 min cada, em jogos de tablete desenvolvidos especificamente para este estudo segundo princípios da interacção humano-computador. Seis crianças treinaram no jogo draw, traçando e copiando as letras, e cinco crianças no jogo contact (jogo de controle) movimentado as letras de um ponto para outro. Utilizaram-se duas letras reversíveis (d; p), duas não-reversíveis (e; k) e duas simétricas (o; x). Para avaliar o impacto do treino no processamento da orientação, as crianças realizaram, antes e depois do treino, tarefas independentes dos jogos: uma tarefa de escolha forçada com letras, e tarefas de julgamento igual-diferente com letras e figuras geométricas. A evolução do desempenho das crianças no treino sugere que só o treino de acções motoras correspondentes à forma da letra, no jogo draw, conduziu à emergência de representações motoras das letras, que foram mais importantes para o desempenho com letras reversíveis do que com letras não-reversíveis e simétricas. Os resultados na tarefa de escolha forçada deram um contributo original para o estudo da discriminação de imagens em espelho, ao mostrar que esta dificuldade não é devida em particular às exigências de memória de trabalho da tarefa em que ocorre. Os resultados nas tarefas igual-diferente sugerem que as crianças após o treino aumentaram a sensibilidade aos contrastes de orientação rotação-plana devido ao contacto nos dois jogos com esse contraste (i.e., contacto com as letras d e p). Finalmente, a comparação do desempenho dos dois grupos nas tarefas independentes antes e após o treino, não revelou diferenças significativas. Não foi assim possível confirmar, ou rejeitar, a importância do treino motor que corresponde à representação motora das letras na discriminação imagens em espelho.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Inglês
Orientador(es) Fernandes, Tânia; Correia, Luís
Contribuidor(es) Repositório da Universidade de Lisboa
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