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"More than words" : o processo de perdão num paradigma de escrita expressiva

Autor(es): Ferreira, Célia Margarida da Conceição

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/3070

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Escrita expressiva; Bem-estar psicológico; Perdão; Teses de mestrado - 2009


Descrição

Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009

O perdão e a escrita podem ser concebidos como uma resposta positiva perante transgressões e experiências de vida traumáticas. Constituem recursos pessoais perante acontecimentos de vida stressores e evidenciam benefícios para o indivíduo a vários níveis. A presente investigação pretende explorar as significações relativas ao perdão através da escrita e a relação entre o perdão e a escrita expressiva. Assim, o objectivo deste trabalho é avaliar se o processo de perdão ocorre através de um paradigma de escrita expressiva. Para o efeito foram analisadas um total de 47 cartas de perdão, com recurso à metodologia análise de conteúdo qualitativa. Os resultados sugerem que o processo de perdão ocorre num paradigma de escrita expressiva, tendo sido identificadas dimensões de natureza intrapessoal e interpessoal. São discutidas implicações para a psicoterapia, bem-estar, saúde física e mental. É também proposto um modelo conceptual integrador dos aspectos comuns de ambos os fenómenos em estudo. Conclui-se que a escrita expressiva pode constituir uma base sólida para se desenvolver o processo de perdão.

Forgiveness and writing can be conceptualized as a positive response to transgressions or traumatic experiences. They are personal resources people can turn to when coping with stressful events and are beneficial for the individual at various levels. The present study explores the meanings related to forgiveness through writing and the relation between forgiveness and expressive writing. Thus, the aim of this investigation is to assess if the process of forgiveness occurs through an expressive writing paradigm. To reach a conclusion, 47 letters of forgiveness were analyzed using qualitative content analysis. The results show that the process of forgiveness occurs on an expressive writing paradigm, and have been identified dimensions of intrapersonal and interpersonal nature. Implications to psychotherapy, well-being, physical and mental health are discussed. It is also proposed a conceptual model that integrates aspects that are common both to the process of forgiveness and to expressive writing. It can be concluded that expressive writing can work as a solid framework to develop the process of forgiveness.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Marujo, Helena Águeda, 1958-
Contribuidor(es) Repositório da Universidade de Lisboa
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