Autor(es):
Abreu, Filipa de Sousa
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/3177
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Dança - aspectos psicológicos; Bem-estar psicológico; Ansiedade; Teses de mestrado - 2008
Descrição
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
O presente trabalho tem como principal objectivo a criação de um programa de optimização do desempenho de alunos de dança da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa – que designamos por “Dança com bem-estar”. A escolha deste nome vai ao encontro dos seus objectivos: optimizar o desempenho e atingir o bem-estar. Ou seja, os alunos ao terem estratégias psicológicas que potenciem ainda mais o seu talento, poderão conseguir superar-se, atingindo metas, realizando movimentos antes não imagináveis de serem alcançados. Além disso, ao se sentirem confiantes, motivados, ao controlarem a sua ansiedade, ao optimizarem a sua atenção e concentração e ao terem estratégias e ao saberem como comunicar, como se relacionar, prevê-se que se sintam bem consigo próprios, que sintam bem-estar não só no seu mundo profissional, da dança, como também em qualquer tipo de actividade ou mesmo na sua vida pessoal. Aplicou-se, a 45 alunos da Escola de Dança, um questionário elaborado para avaliar a qualidade e a frequência de utilização de estratégias psicológicas durante o seu desempenho enquanto bailarinos. Verificou-se que em quase todas as escalas a resposta média foi de 6, sendo o 1 o extremo negativo (p.e. na escala da motivação para as aulas o 1 corresponde a um nível muito baixo) e o 8 o extremo positivo (nível muito elevado). Tendo em consideração essa informação e a descrita na revisão de literatura elaborou-se o programa “Dança com bem-estar”, cujos materiais criados se encontram em anexo.
The present study concerns the creation of a program to optimize the performance of dance students at the Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa, entitled “DANÇA COM BEM ESTAR”. The choice of this name is linked to the school´s objectives: optimize performance and attain well-being. In other words, the students have psychological strategies that improve their potential talent, allowing them to overcome difficulties and complete movements that were unimaginable to do. Besides this, they feel confident, motivated, have greater control of anxiety, optimize their attention and concentration, develop mental training strategies and know how to communicate, relate with people, foresee how to feel good about themselves, while feeling comfortable not only in their professional life of dance but also in whatever type of activity or personal life experience. In this study, 45 students answered a questionnaire elaborated in order to evaluate the use of mental techniques during their dance routines. The results showed a relative high use of mental motivational competencies with an average scale of 6 for all the variables studied (likert scale for motivation: 1=lower; 8=higher). Taking into consideration this information and the description found in the literature review section, the program “DANÇA COM BEM ESTAR” was elaborated, along with other materials found in the annex.