Detalhes do Documento

A aprendizagem baseada em projetos no desenvolvimento de páginas web dinâmicas

Autor(es): Resende, Sandra Cristina Paiva, 1981-

Data: 2016

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/31948

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Páginas Web; Redes de comunicação; Cursos profissionais; Teses de mestrado - 2016; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Descrição

Tese de mestrado, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016

O presente relatório descreve o projeto de intervenção intitulado ”Aprendizagem baseada em projetos no desenvolvimento de páginas web dinâmicas”, implementado na Escola Secundária de Gago Coutinho em Alverca, numa turma de 11.º ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, na disciplina de Redes de Comunicação, no módulo 5 “Desenvolvimento de Páginas Web Dinâmicas”. A prática de ensino supervisionada decorreu ao longo de 14 tempos letivos, com a duração de 45 minutos cada, e teve como objetivos a aquisição dos conceitos de sessão, cookies e tratamento de erros na linguagem PHP (PHP:Hypertext Preprocessor) e a consolidação de conhecimentos nas linguagens PHP, HTML (HyperText Markup Language) e CSS (Cascading Style Sheets), com recurso à metodologia de aprendizagem baseada em projetos. O projeto foi apresentado aos alunos como um concurso, dividido em três fases: i) planeamento da estrutura do site; ii) criação de um protótipo de uma loja online; e iii) programação do acesso à base de dados e respetivas funcionalidades. Neste relatório são retratados todos os procedimentos respeitantes à intervenção pedagógica que visaram a primeira e segunda fases do projeto. A terceira fase foi desenhada com o intuito de permitir a continuidade do projeto no módulo 7, “Acesso a Base de Dados via Web”. Com o objetivo de avaliar o produto desenvolvido pelos alunos, bem como o seu processo, foram utilizadas grelhas de observação de aula, de monitorização do projeto e de avaliação das fases do projeto. Para além destes, foram aplicados outros instrumentos de avaliação com o intuito de verificar, se a abordagem baseada em projetos contribuiu para a consolidação dos conceitos de programação para a web. Os resultados obtidos evidenciam um incremento significativo na melhoria das aprendizagens dos alunos, podendo-se afirmar que a metodologia adotada teve um impacto positivo na consolidação de conhecimentos.

This report describes the intervention project entitled "Project-based learning in the development of dynamic web pages", developed on the Gago Coutinho high school in Alverca, on the 11th grade of the Management Technician and Computer Systems Developer Professional Course, in the Communication Networks class, module 5 "Dynamic Web Pages Development". The supervised teaching practice took place over 14 academic days, lasting 45 minutes each, and aimed to the acquisition of the session, cookies and error handling concepts in PHP (PHP: Hypertext Preprocessor) and consolidation knowledge in PHP, HTML (HyperText Markup Language) and CSS (Cascading Style Sheets), using the Project-based learning methodology. The project was presented to the students as a competition, divided into three phases: i) planning the site structure; ii) creation of an online store prototype; and iii) database access programming and respective features. In this report we have portrayed all procedures relating to the pedagogical intervention that targeted the first and second phases of the project. The third stage was designed in order to allow the continuation of the project in module 7, "Web Database Access". In order to evaluate the product developed by the students, and their process, classroom observation, project monitoring and evaluation of project phases grids were used. Apart from these, we have applied other assessment tools in order to verify if the project-based approach has contributed to the consolidation of programming concepts for the web. The results have shown a significant increase in the improvement of student learning, it can be said that the methodology adopted had a positive impact on consolidating knowledge.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Matos, João Filipe, 1950-; Calha, Mário João Barata
Contribuidor(es) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.