Detalhes do Documento

A dimensão cultural do ensino do inglês (língua estrangeira) e a aprendizagem das competências linguísticas

Autor(es): Carvalho, Andrea Filipa Gomes

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/3898

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Língua inglesa - Estudo e ensino - Estrangeiros; Motivação na educação; Educação intercultural; Métodos pedagógicos; Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010


Descrição

Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês e Alemão, Universidade de Lisboa, 2010

A partir de Unidades Didácticas planificadas e leccionadas no âmbito da Prática Profissional Supervisionada, este Relatório destaca a dimensão cultural enquanto impulso motivador e facilitador da aprendizagem da língua inglesa. O trabalho organiza-se numa secção introdutória que justifica a escolha do tema, baseando-se nos programas oficiais e noutros documentos de proveniência ministerial, assim como em vários textos teóricos e, sobretudo, no testemunho dado pela própria prática lectiva. Expõem-se, de seguida, as várias opções metodológicas que respondem às necessidades das aulas leccionadas, enquadrando-se, posteriormente, a Unidade Curricular no contexto escolar, na planificação anual da disciplina do Inglês, no âmbito geral do saber e da sociedade actual. Analisa-se, ainda, a selecção e a didactização dos diversos materiais auxiliares, onde se revelam os aspectos culturais presentes nas aulas planificadas e leccionadas. Dá-se, também, o destaque devido à problemática da avaliação, salientando-se a sua integração no processo lectivo e os diferentes tipos que este conceito abrange. Conclui-se o Relatório com uma reflexão crítica sobre o trabalho realizado e uma análise dos dados obtidos, comprovando o imperativo de o professor ser alguém que reflecte sobre o processo de ensino e de aprendizagem, neste caso, do Inglês (Língua Estrangeira*).

Abstract: The aim of this report is to enhance the significance of the cultural dimension in the students‟ learning process. In order to provide evidence of this idea ten lessons were carefully planned focusing on the main cultural elements of each teaching material. Therefore, this report will present the suitable justification for the choosing of this theme through the usage of governmental documents and theoretical presentations/essays. After that, the methodological option will be clarified and consequently the curricular unit will be integrated within the school context and within the annual school planning as far the governmental programs are concerned. Besides the above mentioned points of view, one should also bear in mind the importance given to the selection and didactization of the teaching materials, which will be analysed very thoroughly, as well as the evaluation instruments and their results. The final part of this report will be a critical analysis on the work done in class and the outcome of the lessons.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Ramos, Maria Adelaide,1940-
Contribuidor(es) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.