Autor(es):
Paiva, Mónica Luísa Morgadinho
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/4241
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Sirk,Douglas,1897-1987; Almodóvar, Pedro, 1949-; Cinema - Estados Unidos da América - séc.20; Cinema - Espanha - séc.20; Melodrama - No cinema; Teses de mestrado - 2010
Descrição
Tese de mestrado, Estudos Anglísticos, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2010
Esta dissertação, dividida em cinco capítulos, visa mostrar como o melodrama americano se insere na cinematografia ecléctica de Pedro Almodóvar, através dos melodramas realizados por Douglas Sirk na América, durante os anos 50. Ao analisar três filmes relevantes da filmografia de cada um dos realizadores, pretende-se também constatar como esta relação suplanta barreiras não só temporais, como sociais e históricas. Abdicando de um capítulo teórico sobre a problemática do melodrama, as características essenciais a esta abordagem serão estudadas ao longo de toda a dissertação. O estudo de All that Heaven Allows centra-se em apresentar as regras do género melodramático, tendo em consideração a ironia sirkiana. Já a presença de Written on the Wind pretende salientar o lado transgressor de Douglas Sirk, que faz dele um génio do melodrama. Através da ligação entre Imitation of Life e Tacones Lejanos pretende-se criar uma ponte entre os dois realizadores salientando a vertente melodramática do filme de Sirk e constatando como esta é apropriada por Almodóvar, usando um tema fulcral aos dois realizadores, a maternidade. A análise de Mujeres al borde de un ataque de nervios pretende mostrar o mundo almodovariano, tal como Heaven apresenta o sirkiano, dando ênfase ao kitsch visual que facilmente se relaciona com o melodrama. Por fim, Todo sobre mi Madre, revela novas perspectivas sobre topoi do melodrama, como a família e a necessidade de um final feliz, mostrando como o género melodramático é transformado e inserido no chamado almodrama.
Abstract This dissertation, in five chapters, aims to prove how Douglas Sirk‟s American melodramas influence Pedro Almodóvar‟s eclectic cinematography. We intend to show how this relation breaks time, social and historical barriers by analyzing three significant films from Almodóvar‟s career and another three from Sirk‟s. Having decided not to include a theoretical chapter about the issues that surround Melodrama, the most important features, essential to this approach will be developed throughout the entire thesis. The analysis of All that Heaven Allows focuses on presenting the major rules of melodrama in its milieu, underlining the influence of the sirkian irony. Written on the Wind, on the other hand, intends to show Sirk‟s transgressions and how these also make him a genius of the melodramatic genre. By connecting Imitation of Life and Tacones Lejanos one aims to show Sirk‟s melodramatic point of view and how it is metamorphosed by Almodóvar, using a very important theme for both directors: motherhood. The analysis of Mujeres al borde de un ataque de nervios depicts Almodóvar‟s world in the same way that Heaven shows Sirk‟s by emphasizing the visual kitsch, so easily connected with melodrama. Finally, Todo sobre mi Madre, presents new approaches on some melodramatic themes, such as family and the need for a happy ending, substantiating how the melodramatic genre is transformed and absorbed into the so-called almodrama.